domingo, 2 de julho de 2017

UMA MAQUETA COM... 26,30 METROS DE COMPRIMENTO !

Esta maqueta (à escala 1/10) encontra-se exposta no Museu do Yamato, que funciona em Kure, no Japão, muito perto do lugar onde, outrora, estava situado o arsenal que construiu alguns dos maiores e mais poderosos navios realizados durante a 2ª Guerra Mundial; sendo que um deles foi precisamente o couraçado «Yamato», que deu o nome à classe de navios do mesmo nome. Este museu -e a sua principal e mais extraordinária peça- é anualmente visitado por inúmeros curiosos (locais e estrangeiras), interessados em conhecer algo mais sobre a também chamada Guerra do Pacífico e sobre o poder naval do Império Japonês, um dos principais beligerantes.
**********************************************

OS NAVIOS DA CLASSE 'YAMATO'

Os navios nipónicos da classe' Yamato' deveriam ser quatro. Mas, na realidade, só dois desses formidáveis couraçados (com 72 900 toneladas de deslocamento) seriam construídos e participariam, de facto, na luta contra as forças estadunidenses enviadas para o Pacífico durante a 2ª Guerra Mundial. O «Yamato»  -verdeira fortaleza flutuante, eriçada de canhões, de entre os quais sobressaiam nove poderosas peças de 460 mm- foi afundado pelos-norte-americanos, a 7 de Abril de 1945, ao largo de Okinawa, aquando de um confronto com a U.S. Navy; que, naturalmente, recorreu, nessa ocasião, à acção devastadora da sua aviação embarcada. Quanto ao seu 'sister ship', o «Musashi» (em tudo idêntico ao «Yamato»), esse foi destruído, pelo mesmo inimigo -no dia 24 de Outubro de 1944- durante a batalha do golfo de Leyte. Um terceiro navio desse tipo começou a ser realizado, mas acabou por ser modificado para dar origem ao porta-aviões «Shimano»; que soçobrou ao largo das costas do Japão -a 29 de Novembro de 1944- depois de ter sido atingido por quatro torpedos expedidos do submarino USS «Archerfish». Este navio era novinho em folha, visto ter sido afundado menos de dois meses depois da data do seu lançamento. Quanto ao quarto navio projectado da classe 'Yamato', esse nunca chegou a ser construído...


Tal como os couraçados acima referidos, o porta-aviões «Shinano» era um gigante dos mares, como até então nunca visto. Só em 1955 é que os norte-americanos lograram construir um navio deste tipo, que o superava em dimensões e poder : o USS «Forrestal». (Clicar com o rato sobre as imagens para as ampliar).

Sem comentários: