domingo, 16 de julho de 2017

DESEMBARQUE

Ainda a propósito de Robim dos Bosques, deixem-me dizer que vi há menos de uma semana (pela primeira vez e graças a uma cópia DVD), a película que Ridley Scott realizou, em 2010, sobre o famoso arqueiro de Nottingham. Este filme surpreendeu-me pelo facto de acabar quando todas as outras versões começam. Fora isso, convém dizer que é uma película de excelente factura, servida por grandes actores (a começar por Russell Crowe e Cate Blanchett) e dotada de efeitos visuais à altura das técnicas do nosso tempo. Mas, confesso que o que mais me surpreendeu, foi assistir ao desembarque das tropas do rei de França nas praias da Velha Albion, num cenário próximo do histórico Dia D. Até as barcaças de assalto eram visualmente semelhantes às usadas pelas tropas do general Eisenhower nas praias da Normandia. Só que... movidas a remos. Tudo o resto estava lá. Inclusivamente as portas-plataforma móveis pelas quais se precipitaram os Franceses, assim que o fundo chato das ditas embarcações tocou areias de Inglaterra. Veja-se, para confirmar, estas imagens da fita em questão; que, eu não tenho dúvidas, lembram curiosamente as de 6 de Junho de 1944, ali para as bandas de Omaha Beach... (Para ampliar as fotos, clicar com o rato sobre as ditas).

Sem comentários: