terça-feira, 18 de julho de 2017

ARTE, SIMPLESMENTE ARTE

Não percebo nada de pintura; mas a verdade é que, também, nesse campo, tenho paixões. Entre os meus pintores preferidos destaca-se o insigne florentino Alessandro Botticelli; que, como toda a gente sabe, foi um dos expoentes máximos da arte renascentista italiana. Italiana e mundial, obviamente. Fascinam-me na sua obra os trabalhos de cariz religioso, sobretudo as 'Madonnas' com o Menino; que muitos consideram o melhor do seu inigualável legado. E uma das minhas telas (que é, na realidade, uma pintura sobre madeira) preferidas desse artista é a deslumbrante «Madonna della Melagrana» (também chamada «Madonna col Bambino e Sei Angeli»). Que eu só conheço por tê-a visto em ilustrações. Pois, apesar de, por duas vezes, ter visitado a Itália, nunca tive a ocasião de visitar a cidade-natal de Botticelli, nem, por consequência, de ter regalado o olhar com as maravilhas guardadas na Galeria dos Ofícios (Galleria degli Offizi), onde está exposta a a minha 'Madonna' preferida. E da qual eu vos deixo aqui uma ilustração integral e um detalhe. Ah ! Já me esquecia de dizer que «Madonna della Melagrana» significa, na nossa língua, 'Virgem da Romã'.

Sem comentários: