sexta-feira, 14 de julho de 2017

VIAGENS AÉREAS RÁPIDAS E SEGURAS NUM MUNDO EM PAZ

Nos anos 40 do século passado (enquanto uma guerra feroz destruía a Europa e outras regiões do planeta), a América do Sul era um recanto de paz e (para alguns) de prosperidade. Buenos Aires, que atraíra legiões de emigrantes do Velho Continente, maioritariamente italianos, era, então, uma cidade em pleno crescimento e inovadora em muitos domínios. A publicidade de jornal aqui apresentada promove as viagens aéreas propostas pelo Sindicato Condor (companhia local, subsidiária da Lufthansa), com partida da capital argentina e com chegada a diversas cidades de países vizinhos num voo de poucas horas. Vejamos :

Santiago do Chile, em 6 horas;
Mendoza, em 4 horas;
Santos, em 9 horas;
Rio de Janeiro, em12 horas;
Montevideu em 1 hora (com possibilidade de regresso no mesmo dia).

O transporte era assegurado por hidroaviões Junkers(*), equipados (como diz a publicidade) com confortáveis assentos 'pullman' individuais. Enfim, um luxo, para ricos...


(*) Os aviões em causa eram anfíbios derivados do Junkers Ju-52 3m, que serviu, essencialmente, como aparelho de transporte militar. O Portugal de Salazar comprou um lote destes trimotores à Alemanha hitleriana; que serviram na nossa Força Aérea até aos tempos da guerra colonial; sendo, depois, substituídos pelos não menos famosos Noratlas. Eu ainda me lembro bem de os ter visto voar. Uns e outros.

Sem comentários: