segunda-feira, 26 de julho de 2010

OS FILMES DA MINHA VIDA (32)


«O VINGADOR»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Shotgun»
Origem : E. U. A.
Género : western
Realização : Lesley Selander
Ano de estreia : 1955
Guião : John C. Champion, Rory Calhoun e Clarke Reynolds
Fotografia (c) : Ellsworth Fredericks
Música : Carl Brandt
Montagem : John C. Fuller
Produção : John C. Champion
Distribuição : Allied Artists
Duração : 81 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Sterling Hayden ………………………………………….………. Clay Hardin
Yvonne de Carlo …………………………… ..……………..…… Abby
Zachary Scott …………………………………………………...... Reb Carleton
Robert J. Wilke ……………………………… ..…….………..… Bentley
Guy Prescott …………………………………………..……..….…. Ben Thompson
Ralph Sanford …………….…………………..…………..……… Chris
John Pickard …………………………………………….…………… Perez
Ward Wood ………………………… ….……….…….……..…..… Ed
Rory Mallinson …………………………………………………...… Frank
Paul Marion ……………………………………………………….….. Delgadito

SINOPSE
Antigo pistoleiro profissional, Clay Hardin exerce agora (graças à influência do pai de Aletha, sua noiva) as funções de auxiliar de polícia.
No decorrer de uma patrulha de rotina, o seu superior hierárquico e amigo -o xerife Mark Fletcher- é premeditada e selvaticamente abatido a tiros de caçadeira pelo bandoleiro Ben Thompson. Ignorando as súplicas de Aletha, Clay lança-se na pista do facínora, disposto a castigá-lo pelo seu hediondo crime.
Já longe da cidade, Clay abate um dos cúmplices do assassino, depois de o ter obrigado a revelar o paradeiro do homem que procura. E, na mesma altura, Clay trava conhecimento com a jovem e bela Abby, uma mulher que deseja esquecer o seu sofrido passado de moça de cabaré e fixar-se na Califórnia.
Tensas de início, as relações entre o agente da autoridade e Abby vão evoluindo e transformar-se, pouco a pouco, num forte e terno sentimento. Mas, apesar dos pedidos da sua nova companheira, Clay Hardin mantém firme a sua intenção de punir a abominável criatura que executou cobardemente o seu amigo Fletcher. Tanto mais que, surgiu no terreno Reb Carleton -um caçador de prémios- que vai tentar tirar proveito da eventual captura do quadrilheiro.
Ben Thompson, o perseguido, que também vende ilegalmente armas aos Apaches (que, entretanto, capturam Abby), encontrou refúgio numa região dominada por Delgadito, um temível chefe de clã. É ali, no entanto, que o vai procurar Clay, perante o olhar admirativo do caudilho pele-vermelha.
Depois de uma renhida luta entre os dois antagonista brancos, que pende a favor do auxiliar de polícia, é o próprio Delgadito quem crava uma lança no corpo do seu aliado, que, durante o combate com Clay, revelara a sua natureza preversa e cobarde. E é também o chefe índio quem vai premiar o vencedor, libertando voluntariamente a jovem cativa. Clay Hardin e Abby podem, desde logo, começar a fazer projectos para uma vida futura partilhada.

O MEU COMENTÁRIO
Este filme de série B foi realizado por um dos mais prolíficos e sabidos fazedores de westerns da História do Cinema : Lesley Selander. «O Vingador» apresenta um trio de excelentes actores -Sterling Hayden, Yvonne de Carlo, Zachary Scott- todos eles muito familiarizados com um género cinematográfico que conhecia o seu apogeu na época de realização desta fita.
Se os dois primeiros actores dispensam apresentações, talvez seja interessante deixar aqui alguns dados sobre Zachary Scott, que não chegou a alcançar a fama que bafejou os seus supracitados companheiros. Scott era um autêntico homem do Oeste, visto ter nascido em Austin, capital do Texas, em 1914. A sua carreira artística começou no teatro e a chamada arte de Talma levou-o a pisar palcos prestigiosos de várias grandes cidades, nomeadamente de Nova Iorque e de Londres. Scott estreou-se no cinema em 1944, quando participou (ao lado de Peter Lorre) na película «The Mask of Dimitrios», dirigida por Jean Negulesco. Zachary Scott faleceu em 1965, relativamente novo.
Produzido por John C. Champion (que foi também co-guionista da fita, assim como o conhecido actor Rory Calhoun), «O Vingador» foi distribuído pela Allied Artists, uma pequena companhia de Hollywood. Esta modesta marca -que nos ofereceu, no entanto, alguns filmes de qualidade- desapareceu em finais dos anos 70 (do século XX, obviamente), ao ser absorvida pela M. P. A. A. - Motion Pictures Association of America.
Curiosamente, esta obra de Lesley Selander tornou-se num dos filmes-culto de gerações de westernófilos. Talvez pelo facto de poucos deles o terem visto... Que saibamos, a cópia videográfica de «O Vingador» nunca foi comercializada na Europa e a sua programação pela televisão é coisa rara. Esperemos que os detentores dos direitos autorais deste filme nos proponham, para breve, a edição de um mais que justificado DVD, com cópia da fita.

(M. M. S.)


Clay Hardin (Sterling Hayden), xerife-adjunto, quer vingar a morte de um amigo, cobardemente assassinado por Ben Thompson (Guy Prescott)...


...Reb Carleton, um caçador de prémios, persegue o mesmo homem , mas interessado, apenas, pelo valor que as autoridades pagam pela sua captura. Vivo ou morto...


Diante de uma Abby (Yvonne de Carlo) preocupada, Clay carrega uma temível caçadeira...


...mas o criminoso que ele quer castigar pelas suas próprias mãos acabará por morrer de maneira inesperada : trespassado pela lança do seu aliado índio Delgadito (Paul Marion)


«O Vingador» («Shotgun») já tem cópia videográfica editada nos E.U.A.. Em v.o. integral. Seria bom que surgisse uma outra na zona B, com opções línguísticas adequadas aos diferentes mercados


Reprodução de cartaz (em mau estado de conservação) para publicitar o filme junto do público norte-americano


A famosa 'Colecção Cinema' -publicação da Agência Portuguesa de Revistas- ofereceu aos seus leitores dos anos 50 a novelização desta fita realizada por Lesley Selander

Sem comentários: