domingo, 18 de julho de 2010
'CARAVELLE'
Foi um dos primeiros jactos modernos de concepção e construção europeia. Produto da firma francesa Sud-Aviation, o SE-210 'Caravelle' (um aparelho birreactor de curto e médio alcance) surpreendeu pelo seu modernismo e teve um sucesso comercial imediato. O primeiro protótipo do 'Caravelle' voou pela primeira vez em 27 de Maio de 1955. A sua motorização deveria ser assegurada por dois novos reactores da SNECMA. Mas esses motores acabariam por ser substituídos por engenhos Rolls-Royce 'Avon', que, já rodados, ofereciam maiores garantias de segurança e de desenvolvimento. A Sud-Aviation vendeu centenas de exemplares do seu 'Caravelle', sobretudo às companhias aéreas europeias, nomeadamente à TAP; mas, também a transportadoras africanas, do Próximo-Oriente e até americanas (United, Varig, etc). O 'Caravelle III' (último modelo construído) tinha uma autonomia de 1 640 km, operava a 12 000 m de altitude e voava a cerca de 800 km/hora. A sua capacidade variava, segundo as adaptações interiores, entre 64 e 99 passageiros. O 'Caravelle' (um avião que deixou saudades) serviu de inspiração à Douglas para a concepção do seu também famoso DC-9...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário