sábado, 10 de julho de 2010

ANDANÇAS & FOTOS


França : cidade portuária e balnear de Sète, na costa mediterrânica. Passei aqui férias várias vezes -em casa dos Bonnet- um casal de amigos que possuia um belíssimo apartamento numa das ruas que ladeiam o canal principal. Ao fundo, vê-se o lago de Thau, rico em viveiros de ostras e de outros deliciosos moluscos. Lembro-me que íamos com uma certa frequência eu, a minha mulher e os nossos anfitriões, aos restaurantes de Balaruc deliciar-nos com produtos frescos (peixes e mariscos, sobretudo) do 'étang' e não só. E de vaguearmos pela costa ou pelo interior, à procura de paisagens surpreendentes (canyons do Hérault, Pont du Diable), de cidadezinhas carregadas de história (Saint Gilhem-le-Désert, Pézenas, etc ) e, também, de petiscos ou dos bons vinhos desta interessantíssima região da França meridional. Recordo-me (com muitas saudades, pudera) dos nossos raides às caves dos produtores de moscatel de Frontignan ou de tintos de Montpéyroux... Enfim, belos tempos...


Em primeiro plano, vê-se o casario da cidade piscatória do Tréport (na Normandia) e, em segundo plano, a cidade balnear de Mers-les-Bains (na Picardia). Estas duas localidades, mais a de Eu, formam um conjunto designado pelo nome oficioso de 'As Três Cidades Irmãs', que oferece um turismo de qualidade aos muitos visitantes que ali acorrem no verão, estação que é curta nesta região do norte de França. A gente que ali acorre vai, sobretudo, de Paris, Ruão, Amiens e Inglaterra. Descobri esta zona do canal da Mancha há mais de quatro décadas e passei a visitá-la sempre com agrado. Também cheguei a trabalhar (por um período curto) na cidade de Eu, que tem um palácio fabuloso, além de outros atractivos...

Sem comentários: