quinta-feira, 29 de setembro de 2011

QUE É FEITO DESTAS VELHAS FITAS... ?

Peço desculpa a quem se sentir ofendido, mas sou de opinião que os canais de cinema da TV portuguesa não valem um caracol. Os filmes difundidos pelos ditos são, maioritariamente, de produção recente e, quase sempre, de mesma origem; embora o facto de procederem, essencialmente, dos 'states' não seja, de modo algum, um problema. Em França, onde vivi largos anos, havia canais especializados em filmes ditos clássicos, que difundiam películas dos anos 40, 50 e 60, com agrado dos espectadores; que, talvez, por serem mais cinéfilos do que em Portugal, se deliciavam com a programação dessas antiguidades. Termo que não significa, de todo, mediocridades


Onde param, entre mil outras, fitas como esta realizada nos anos 50 por Budd Boetticher ?


Ou esta, com Omar Shariff, inspirada por uma das obras literárias do fascinante Júlio Verne ?


Que é feito desta outra espantosa película (de Nicholas Ray) que nos transportou até ao mundo gelado dos esquimós, para convivermos com o caçador de focas Inuk (Anthony Quinn) e com a sua companheira Assiak (Yoko Tani) ?


E desta, que nos leva a afrontar (com os heróis da fita) os perigos das savanas e das selvas da África negra ?


Por onde pára este filme de aventuras, cuja acção de desenrola no México de inícios do século XX, onde o herói protagonizado por Robert Mitchum, trafica armas e arrisca a pele, umas vezes por dinheiro e outras vezes pelos lindos olhos de uma mulher bonita ?


Quem se lembra ainda desta obra de Mark Robson, com acção nos mares frígidos do Árctico, na qual Alan Ladd representa o papel de um valoroso caçador de baleias ?


Ou desta (com Louis Hayward e Janet Blair), inspirada num romance de R. L Stevenson, cuja acção decorre em Inglaterra, nos anos turbulentos da Guerra das Duas Rosas ?


Parece que os programadores de filmes para a televisão esqueceram (ou desprezam) os clássicos do cinema mundial, penalizando os saudosistas de cinema de há meio século. E privando os mais jovens telespectadores de verem outra coisa do que aquilo (muitas vezes de má qualidade) que eles até podem ver nas salas de cinema e nos DVD's que nos impingem. Assim não vale !

Sem comentários: