quarta-feira, 21 de setembro de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (72)


«THE HIRED GUN»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Hired Gun»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : Ray Nazarro
Ano de estreia : 1957
Guião : David Lang e Buckley Angell
Fotografia (p/b) : Harold J. Marzorati
Música : Albert Glasser
Montagem : Frank Santillo
Produção : Rory Calhoun e Victor M. Orsatti
Distribuição : Columbia Pictures
Duração : 65 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Rory Calhoun …………………………………………… Gil McCord
Anne Francis …………………………………………… Ellen Beldon
Chuck Connors ………………………………………… Judd Farrow
Vince Edwards ………………………………………… Kell Beldon
John Litel ………………………………………………… Mace Beldon
Robert Burton ………………………………………... Nathan Conroy
Guinn ‘Big Boy’ Williams ………………………… Elby Kirby
Salvador Baques …………………………………….. Domingo Ortega
Regis Parton …………………………………………….. Clint

SINOPSE
Acusada de ter assassinado o seu próprio marido –o mais velho dos herdeiros da poderosa família Beldon- Ellen está encarcerada e à espera que seja executada a sentença proferida pelos juízes : a morte na forca.
Mas, na noite que precede o fatídico momento do suplício, Ellen Beldon (que não parara de proclamar a sua inocência) é libertada por amigos dos seus familiares e colocada a salvo no território de um estado vizinho.
É ali, no entanto, que a vai raptar o pistoleiro Gil McCord, pago a peso de ouro pelos Belton para a trazer de volta à cidade onde a justiça a condenara à morte. Mas, a meio do percurso, o cunhado de Ellen tenta subtrair a jovem viúva à guarda do mercenário, situação que pressagia o desaparecimento antecipado da acusada. Recusando deixar-se corromper pelo dinheiro dos Beldon, Gil McCord descobre que, afinal, o marido de Ellen fora morto, por ciúmes, pelo seu próprio irmão, ofuscado pela preferência dada pelo pai de ambos ao seu filho primogénito.
Sentindo-se perdido, o jovem Belton tenta eliminar fisicamente o pistoleiro. Mas, fazendo jus à sua fama de atirador rápido e certeiro, McCord não lhe deixa a mínima ‘chance’ e desfecha-lhe um tiro mortal. Ellen, agora ilibada de culpas, começa a apreciar a honestidade e a firmeza de ânimo do seu captor e decide partir com ele para outro lugar, onde ambos poderão recomeçar novas vidas…

O MEU COMENTÁRIO
Ray Nazarro (1902-1986), o realizador desta simpática fita, era natural de Bóston e surgiu em Hollywood com o evento do cinema sonoro. Entrou para os estúdios Columbia em 1934, onde foi, inicialmente assistente de realizador. Em 1845 assumiu a rodagem do seu primeiro filme, um western de série B (naturalmente) intitulado «Outlaws of the Rockies». Nazarro haveria, aliás, de se especializar neste género de cinema genuinamente norte-americano, assinando mais de 50 películas ambientadas no Faroeste.
O popular actor Rory Calhoun (que também tem no seu activo cerca de três dezenas de westerns) co-financiou «The Hired Gun» , por intermédio da pequena produtora Rorvic, que ele explorou em associação com Victor M. Orsatti.
«The Hired Gun», que nunca chegou a ser explorado comercialmente nas salas de cinema do nosso país (contrariamente ao que sucedeu no Brasil, onde esta película foi exibida e se intitula «O Revólver Mercenário»), é, apesar dos modestos meios colocados à disposição de Nazarro, um filmezinho com qualidade. O ‘suspense’ que paira sobre a sorte da sua principal personagem feminina –acusada de ter assassinado o seu próprio marido e perseguida pelo pai e pelo irmão da vítima- funciona muito bem e até ao fim da fita.
Refiro, ainda a propósito da heroína de «The Hired Man», que a dita é aqui protagonizada pela actriz novaiorquina Anne Francis, descoberta aos 16 anos de idade por um ‘talent-scout’ da companhia M. G. M.. Apesar de ser uma mulher bonita e de ser boa comediante, Anne nunca ascendeu, verdadeiramente, ao vedetariado. Pelo que se desvinculou (por volta de 1961) da indústria cinematográfica, para se consagrar ao teatro e para trabalhar na televisão. A actriz faleceu a 2 de Janeiro de 2011 com quase 81 anos de idade.

(M.M.S.)


Rory Calhoun (1922-1999) foi um popular actor e produtor na Hollywood dos anos 50 e 60 do século XX


Um dos raros cartazes deste filme que, no Brasil, se intitula «O Revólver Mercenário»


A bonita Anne Francis -principal figura feminina de «The Hired Gun»- não foi muito feliz no cinema, trocando-o (por volta de 1961) pelo teatro e pela televisão


Cartaz belga


Os actores Chuck O'Connors e Anne Francis numa cena de acção de «The Hired Gun»


Momento de repouso do mercenário e da sua prisioneira...



Outro cartaz original (em muito mau estado de conservação) da fita aqui em apreço

À direita, Gil McCord (Rory Calhoun) luta pela sua sobrevivência e pela da sua prisioneira, numa outra movimentada cena da fita


Reconhecendo o senso da justiça ao seu captor, Ellen Beldon -a viúva difamada- acaba por se apaixonar por Gil (Rory Calhoun, à esquerda da imagem)


Capa improvizada -pelo blogueiro- para cobrir a sua cassete VHS com cópia desta fita, gravada num canal da TV belga. Infelizmente, ainda se espera por uma já merecida edição DVD desta película do cineasta Ray Nazarro

Sem comentários: