terça-feira, 27 de setembro de 2011

PERDIZES


As perdizes sempre foram, em Portugal (e não só), peças cinegéticas muito apreciadas pelos espingardeiros... e por aqueles que, depois de cozinhadas, têm a sorte de saborear a sua carne fina, delicada. Quando eu era cachopo e o meu avô materno caçava, a minha avó preparava-as com um acompanhamento de couves da horta e de tiras de toucinho; e levava-as ao lume (da lareira) num recipiente de barro. Onde as aves e a respectiva guarnição vegetal (e toucinhal) coziam durante horas a fio. O resultado era, do ponto de vista gustativo, insuperável. Devido à caça intensa e descontrolada, as perdizes quase desapareceram dos nossos campos, mas, na minha região, elas ainda se vêem com alguma frequência. Aqui há duas semanas topei com um bando de oito lindos exemplares atravessando o caminho rural por onde circulava de automóvel e, há poucos dias (curiosamente no mesmo sítio), deparei-me com um bela perdiz morta. Certamente por um veículo motorizado, que se tornou o grande predador das espécies animais das nossas zonas rurais


Esta receita da gastronomia transmontana -perdiz com castanhas- também não deve de ser nada de desdenhar. Não acham ?

Sem comentários: