quarta-feira, 28 de setembro de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (74)


«A ÁGUIA VOA AO SOL»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Wings of Eagles»
Origem : E. U. A.
Género : Drama/Biográfico
Realização : John Ford
Ano de estreia : 1957
Guião : Frank Fenton e William W. Haines
Fotografia (c) : Paul Vogel
Música : Jeff Alexander
Montagem : Gene Ruggiero
Produção : Charles Schnee
Distribuição : Metro Goldwyn-Mayer
Duração : 110 minutos

FICHA ARTÍSTICA
John Wayne …………………………………………………. Frank ‘Spig’ Wead
Maureen O’Hara ………………………………………….. Min Wead
Dan Dailey …………………………………………………….. ‘Jughead’ Carson
Ward Bond ……………………………………………………. John Dodge
Ken Curtis ……………………………………………………… John Dale Price
Edmund Lowe ………………………………………………… almirante Moffett
Kenneth Tobey ……………………………………………… capitão Herbert A. Hazard
James Todd ………………………………………………….. Jack Travis
Barny Kelley ………………………………………………….. capitão Jock Clark
Henry O’Neal ………………………………………………… capitão Spear

SINOPSE
Poucos anos depois de ter terminado a 1ª Guerra Mundial, Frank Wead alista-se na ‘US Navy’ e torna-se num dos exuberantes cadetes da sua escola de pilotos-aviadores. Perante a rivalidade tradicional com os colegas do Exército, Wead não hesita em envolver-se, com os seus companheiros de curso, em fenomenais e virulentas brigas. Só se acalmando, quando está em jogo a sua paixão de voar.
O jovem piloto, que é, rapidamente, reconhecido como um dos áses da aviação naval norte-americana, participa na disputa de vários troféus internacionais de aviação e em muitos outros eventos ligados ao mundo da aeronáutica.
Frank Wead casa-se, ainda jovem, com a bela Min, que ele acaba por negligenciar por causa dos aviões; até que um terrível acidente o condena à cama do hospital militar por um longo período. Traumatizado pela sua incapacidade física, Frank provoca uma ruptura sentimental e o casal separa-se. Impossibilitado de fazer outra coisa, o oficial de marinha começa a escrever roteiros para o cinema, acabando por tornar-se uma celebridade em Hollywood. Essa sua nova condição de escritor de sucesso, acaba por provocar uma aproximação com Min e por facilitar a reconciliação. Mas esse novo período de felicidade do casal tem vida efémera, pelo facto de, entretanto, ter estalado a 2ª Guerra Mundial e de Wead se ter oferecido voluntariamente para defender o seu país. Depois de ter servido algum tempo a bordo de um porta-aviões, Frank ‘Spig’ Wead é vítima de uma crise cardíaca, que o força, de novo, à imobilidade. Esse estado (que provoca a sua desmobilização da armada) tem, porém, a vantagem de o aproximar, desta vez definitivamente, da sua esposa e das suas duas filhas…

O MEU COMENTÁRIO
Baseado no livro autobiográfico de Frank Wead (e com algumas fantasias pelo meio), «A Águia Voa ao Sol» é um filme tipicamente fordiano não só pelo tom, mas também pelo elenco, que reúne meia dúzia de actores da ‘entourage’ do cineasta, tais como o par Wayne/O’Hara, Ward Bond, Ken Curtis, etc.
Frank ‘Spig’ Wead –a figura aqui retratada- foi , efectivamente e como refere esta película, guionista de filmes de guerra, geralmente conotados com a aviação. Devem-se lhe, por exemplo e entre outros, os roteiros de «Dirigible» (realizado em 1931 por Frank Capra), «Air Mail» (Ford, 1932) e «Ceiling Zero» (Howard Hawks, 1936). Esta actividade foi-lhe praticamente imposta pelo seu saber na matéria, mas, sobretudo por causa de um inesperado desastre, que o condenou à inactividade enquanto piloto militar.
«A Águia Voa ao Sol» é um bom filme, que eu lamento não ter ainda interessado (aqui na Europa) os editores de DVD’s. Isto, quando se vendem por aí (digo e repito) cópias de fitinhas sem o mínimo interesse cinematográfico. Lamentável !
Para dar ao seu trabalho uma maior credibilidade, John Ford (que foi amigo de Wead) não hesitou em inserir, nesta sua película, sobretudo nas sequências consagradas à chamada Guerra do Pacífico, imagens de arquivo provenientes, muitas delas, das cinemetralhadoras de aviões de combate. A colaboração da ‘US Navy’, que abriu as portas de algumas das suas bases e o acesso dos seus navios ao cineasta, também facilitou, e muito, o trabalho feito pelo mais famoso zarolho da História do Cinema; que chegou (como é do conhecimento geral) a embarcar nas unidades da armada dos E.U.A. e a afrontar os perigos da guerra contra os Japoneses…

(M.M.S.)


Cartaz francês


Cartaz espanhol


Cartaz alemão


Esta é uma das cenas hilariantes deste filme... que até é um drama


Cartaz norte-americano


Capa da cassete VHS com cópia do filme editada na Grã-Bretanha


Cartaz dinamarquês


Frank Wead (John Wayne) e a sua esposa Min (Maureen O'Hara) numa cena de intimidade doméstica


Cartaz argentino


Cartaz belga


Outro cartaz promocional norte-americano

Sem comentários: