domingo, 11 de setembro de 2011

ANDORINHAS


Esta fotografia não é minha; mas até poderia ser, pelo facto de (desde há vários dias) eu me deparar -nas ruas da minha terra- com espectáculos similares. Que nos preparam as andorinhas ? -Uma partida em massa, até que volte a Primavera ? -Não sei, porque, confesso, sou pouco dado a estas coisas da ornitologia. Mas alguma razão haverá para justificar estas impressionantes concentrações de aves passeriformes...

ANDORINHAS

Eu vi partir no mês de Outono as andorinhas
E uma vi eu, querer-se mostrar mais desenvolta
Que chilreado elas faziam, coitadinhas
Talvez dizendo o seu adeus, até á volta

Essa ficou junto ao beiral do meu telhado
Eu estranhei de não a ver partir com as mais
Porque afinal nessa manhã de sol doirado
Tudo saiu, tudo abalou dos seus beirais

Tempo depois, tornei a vê-la entristecida
Junto do ninho onde se ouvia outro piar
O companheiro ali ficara de asa ferida
Sem se mover, sem forças ter para voar

Nada faltou, nem até um gorjeio terno
Naquele ninho, onde a amizade é tão sincera
Que Deus lhes dê suave e quente, o duro Inverno
E faça vir o mais depressa, a Primavera

(Letra de Frederico de Brito; música de Bernardo Lino Teixeira/fado Ginguinha; intérprete mais conhecido : Carlos do Carmo)

Sem comentários: