sábado, 24 de setembro de 2011

DELICIOSA 'TÊTE DE VEAU'


Em cima : a matéria prima (uma cabeça de vitelo/a), antes de ser cozida e desossada. Em baixo : já preparada e pronta para ser saboreada


Depois de uma prolongada ausência , voltei este ano a França, país onde vivi 40 anos da minha vida. Em 2011 estive lá por três vezes. Se calhar para fazer jus àquele ditado que diz : «não há fome que não dê em fartura». A última dessas minhas estadias ocorreu em fins de Agosto, aproveitando eu a ocasião para petiscar algumas daquelas coisas que, por cá, nos estão vedadas, por não fazerem parte das nossas tradições gastronómicas. Assim, aproveitei para me deliciar com uma 'tête de veau, sauce ravigotte', que é, definitivamente, um dos meus pratos preferidos. O meu encontro com essa especialidade culinária da França profunda teve lugar num restaurante já meu conhecido : «La Petite Auberge», na rua Martainville, em Rouen (Alta Normandia). Que prepara esta iguaria 'comme il faut'


O famoso prato apresentado na sua versão aligeirada; sem molho e sem acompanhamento de batatas


Aqui acompanhado com um molho 'gribiche' (em cuja composição entram alcaparras)


E aqui com molho 'ravigote' (que, em vez das alcaparras, leva 'cornichons', os pepininhos de conserva). Devo dizer que gosto, igualmente, destes dois molhos que acompanham tradicionalmente este prato delicioso e robusto


Rouen (ou Ruão, de seu nome português) : a rua Martainville, à direita, na sua confluência com a rua Damiette. Zona da cidade (à sombra da magnífica igreja de Saint Maclou) onde, geralmente, se come bem. A «Taverne Walsheim», em primeiro plano, é um restaurante alsaciano especializado em 'choucroutes' e outros mimos da gastronomia típica do leste da França. Também a frequentei amiúde, com a minha família e com os meus amigos...

Sem comentários: