quarta-feira, 28 de junho de 2017

VINHO DOS CHEFES NAZI-FASCISTAS (SÓ PARA NOSTÁLGICOS)


Um destes dias deparei-me com esta sinistra imagem de garrafas de vinho com rótulos representando os líderes do nacional-fascismo europeu; que, há mais de 70 anos, desapareceram, miseravelmente, da face da Terra, varridos pelos ventos da liberdade e... pelos canhões dos Aliados. Espanta-me que, nos nossos dias, ainda haja nostálgicos dessa cambada de criminosos, que escreveu (com outros celerados da mesma índole) algumas das páginas mais negras da História da Humanidade. Lembro-me de, aqui há uns 30 anos atrás, ter trabalhado na Alemanha, no 'land' da Renânia-Palatinado, região reputada pelos seus vinhos brancos do Mosela. E de ali ter adquirido, na cave de um produtor local, uma caixa com meia dúzia de garrafas desse néctar. Quando, ao chegar a minha casa, em França, a abri, fiquei espantado ao ver que os rótulos das botelhas (sim, sim, este termo é português) ostentavam, para além de referências à marca comercial e a outros dados sobre o produto, uma águia em tudo idêntica ao distintivo da 'Whermacht' nazi; só lhe faltando do seu centro a tenebrosa cruz gamada dos hitlerianos. Confesso que esse detalhe não me impediu de consumir o líquido contido nas ditas garrafas; mas posso afirmar que, contrariamente aos colegas de trabalho que me haviam acompanhado aquando da primeira visita, nunca mais voltei às caves daquele alemão produtor de vinhos, que, de toda evidência, era um confesso admirador do diabólico 'tio' Adolfo e do seu perverso e destruidor regime.

Sem comentários: