sábado, 3 de junho de 2017

COISAS DA BOLA

Passei recentemente uma semana em Nantes e sei (através da leitura dos jornais regionais e de conversas que mantive com adeptos do clube de futebol local) das expectativas geradas à volta da recontratação -até 1920- do treinador português Sérgio Conceição. Que, passados poucos dias sobre o acordo firmado entre as duas partes, virou a cara para onde tem o traseiro e decidiu, unilateralmente, dar o dito (e assinado) pelo seu contrário. O mínimo que disto se pode dizer é que é lamentável e que tal acção não é abonatória da seriedade do moço de Coimbra; de quem se diz agora que cedeu ao canto de sereia do senhor Bimbo da Costa e que vai treinar o F. C. Porto. Sei perfeitamente que, em matéria de futebóis, isto já não é o que foi e que nesse mundo de combinações e de milhões o mercenarismo é a tendência. Mas, enfim, há coisas que poderiam fazer-se com um pouco mais de inteligência e de decência. Uma coisa sei eu : se o Sérgio falhar por cá as próximas duas épocas futebolísticas (se calhar nem será necessário tanto tempo...) e não der um título de campeão aos tripeiros (que é aquilo que se lhe vai exigir), bem pode preparar as malas e procurar outro emprego. Coisa que não encontrará facilmente na Europa; pois na Europa do futebol não se vai facilmente esquecer o que se está a passar com o Nantes, em que a sua atitude foi das mais infelizes e muito pouco honrada.

Hoje, em Cardiff, no País de Gales, o Real Madrid vai tentar conquistar a 12ª Taça de Campeão Europeu da sua já longa e brilhante história. Para tanto, os 'merengues' vão contar com a presença das suas estrelas, de entre as quais e por razões óbvias eu destaco o goleador Cristiano Ronaldo e o sólido defensor Pepe. O problema do Real é que vai ter como adversário a equipa multicampeã de Itália... Uma senhora formação, que se distingue pela sua coesão, mas também pela presença no seu seio de supercraques como (e só citarei este) o guarda-redes Buffon. Este desafio será, pois, um jogo de titãs, uma partida épica, que, naturalmente, eu penso não perder logo à noite, graças à transmissão, em directo, da RTP. Outro aliciante : Se os madridistas ganharem esta final, é quase certo que o seu jogador funchalense se verá atribuir mais uma Bola de Ouro e agarrará, enfim, o seu rival de sempre : o argentino Messi, do F. C. Barcelona.

É com muita pena e com bastante apreensão, que eu fico a ver o Benfica a desfazer-se de alguns dos seus grandes jogadores. Ederson, o guarda-redes maravilha, já rumou à brumosa Inglaterra e fala-se da partida iminente de Lindelof e de Semedo. E também se diz que Mitroglou poderá ser outra das águias a deixar a Luz... Sei perfeitamente que o Benfica tem, tal como os seus rivais da 1ª Liga, uma dívida importante e que a venda de jogadores ajuda (e de que maneira !) a dissipar o passivo. Mas também sei que, com esta política, não nos é possível sonhar com a conquista de troféus europeus. Enfim, é uma escolha e eu, digo-o sinceramente, não sei se será a melhor. Sobretudo para a imagem do clube no exterior... Cá dentro serve-me de consolo o facto de Sporting e Porto -confrontados com os mesmos problemas de tesouraria- também serem obrigados a vender algumas das pérolas do seu plantel.

Sem comentários: