segunda-feira, 12 de junho de 2017

AVIÃO-TORPEDEIRO Ju-88


Este bimotor Junkers Ju-88 foi fotografado na Noruega -nos anos 40 do século passado- aquando da ocupação hitleriana daquele país nórdico. Era um aparelho polivalente, do qual foram construídos várias versões : bombardeiros, caças nocturnos, aeronaves de reconhecimento e, entre outras mais, aviões-torpedeiros como este. Devido a essa sua versatilidade, o Ju-88 foi alcunhado no seio da 'Luftwaffe' (onde apareceu em 1936) «a criada para todo o serviço». Esta versão equipada com torpedos foi utilizada contra as armadas britânica e francesa que, no início da presença alemã na Escandinávia, quando estas organizaram vários raides contra as forças nazis, nomeadamente duas operações contra Narvik. Mas também contra os comboios de mercantes aliados (em rota para Murmansk) que abasteceram a URSS, e contra os navios da 'Royal Navy' que tentaram, por diversas ocasiões, neutralizar o couraçado «Tirpitz», refugiado, desde o início do conflito, num fiorde norueguês. Presume-se que as fábricas Junkers tenham produzido, na Alemanha, à volta de 16 000 exemplares desta aeronave. Que apresentava as seguintes características (referentes ao modelo A-4) :

Comprimento - 14,36 m;
Envergadura - 20,08 m;
Altura - 5,07 m;
Superfície alar - 54,70 m2;
Peso máximo autorizado na descolagem - 14 000 kg;
Motores - 2 Jumo 211 com 1 401 hp de impulso;
Velocidade máxima - 510 km/h (à altitude de 5 300 e sem carga de guerra);
Tecto - 9 000 m (sem carga de guerra);
Armamento defensivo standard - 5 metralhadoras de 7,92 mm;
Armamento ofensivo standard - variável em função das missões;
Tripulação : 4 homens.


Sem comentários: