quarta-feira, 27 de setembro de 2017

OS BONS PRODUTOS DA NOSSA TERRA

A broa (ou boroa) de milho foi, no nosso país e durante séculos, o alimento-base das famílias pobres. Que lhe preferiam (por vezes sem lhe poder chegar) o alvo pão de trigo. Lembro-me que, em casa da minha avó materna, já lá vão mais de seis décadas, se cozia semanalmente uma fornada de pão. Essencialmente de pão de trigo, mas que incluía sempre algumas das famosas broas de milho. E da minha antepassada desafiar o meu avô a degustá-las, porque, segundo ela e daquela vez, tinham saído «mesmo boas» ! Ao que o meu avô João respondia, invariavelmente, o seguinte : -Pois é Alice, é precisamente quando elas estão «mesmo boas», que eu prefiro comer pão branco. Recusando, assim, meter o dente numa broa que lhe havia sido imposta (devido, pela certa, a constrangimentos económicos) durante toda a sua juventude. Eu cá gosto de broa, sobretudo quando a dita é bem confeccionada e ainda nos é proporcionada quentinha, a sair do forno. Mesmo que este seja eléctrico. De vez em quando compro uma para matar saudades e para quebrar a monotonia do pão nosso de cada dia, feito com farinha de trigo... Utilizo-a, também e por vezes (a broa de milho), esfarelada para colocar sobre uma posta de bacalhau, de polvo ou de qualquer outro petisco que aceite bem essa união. Que, aliás, eu acho deliciosa !

Sem comentários: