domingo, 9 de outubro de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (78)


«A FERRO E FOGO»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Albuquerque»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : Ray Enright
Ano de estreia : 1948
Guião : Gene Lewis
Fotografia (c) : Fred Jackman Jr.
Música : Darrell Calker
Montagem : Howard Smith
Produção : William Pine e William Thomas
Distribuição : Paramount Pictures
Duração : 89 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Randolph Scott …………………………………………….. Cole Armin
Barbara Britton ……………………………………………. Letty Tyler
Russell Hayden ……………………………………………… Ted Wallace
George Cleveland ………………………………………….. John Armin
Catherine Craig …………………………………………….. Celia Wallace
Lon Chaney Jr. ………………………………………………. Steve Murkil
George ‘Gabby’ Hayes ………………………………….. Juke
Irving Bacon …………………………………………………… Dave Walton
Bernard J. Nedell …………………………………………. o xerife Linton
Karolyn Grives ……………………………………………….. Myrtle Walton

SINOPSE
Albuquerque, cidade do Novo México, por volta de 1878. John Armin, proprietário de uma companhia de transportes, tenta, por todos os meios, eliminar os seus últimos rivais no negócio : os irmãos Ted e Celia Wallace.
É nesse contexto de guerra comercial que ali chega, em proveniência do Texas, Cole Armin, sobrinho do ganancioso John; que, indignado pela soberba de seu tio e pelos meios desleais a que este recorre para colocar a sua firma em situação de monopólio, se vai passar para o lado dos Wallace. Isto, por uma questão de honestidade e de bom senso, mas, igualmente, por não ter ficado indiferente à beleza de Celia.
Tendo habilmente negociado um contrato com um consórcio mineiro da região, Cole vê-se agora a braços com as dificuldades apresentadas pelo itinerário a percorrer, obrigatoriamente, pelos carroções da nova companhia Irmãos Wallace & Armin. Que devem percorrer um trilho extremamente íngreme e jamais utilizado por veículos de grande porte, puxados, cada um deles, por seis caprichosas parelhas de mulas.
Com a ajuda do veterano e pitoresco Juke, Cole vai lançar-se na aventura e, ao mesmo tempo, enfrentar os pistoleiros a soldo do velho Armin. Depois de ter triunfado das armadilhas da pista, Cole envolve-se num violento tiroteio com os seus rivais, que tem lugar nas ruas de Albuquerque. Afastado também esse obstáculo, que culmina com a morte dos principais apaniguados de seu tio –entre os quais se conta o corrompido xerife Linton- o jovem texano solicita a mão de Celia, pela qual, entretanto, se apaixonara…

O MEU COMENTÁRIO
«A Ferro e Fogo» é um produto de puro entretenimento. Um dos muitos rodados, juntos ou separadamente, por Ray Enright e Randolph Scott naqueles anos de transição entre as décadas de 40 e 50 do século passado.
Ray Enright, cineasta falecido em Hollywood em Abril de 1965, após uma longa e bem preenchida carreira, foi um dos especialistas deste género de cinema que é o western de grande série, tendo rodado uma vintena de fitas do género. As mais conhecidas (e, talvez, as mais meritórias) foram «Bad Men of Missouri» (1941), «Oiro» (datada do ano seguinte e protagonizada pelo trio de luxo constituído por John Wayne, Marlene Dietrich e Randolph Scott), «Terras Sombrias» (1948), «Mercadores de Intrigas» (1949) e «Montana, Terra Proibida» (1950).
Os actores que aqui contracenam com Scott são, na sua esmagadora maioria, profissionais que não conseguiram furar as barreiras do anonimato. À excepção, porém, de Lon Chaney Jr., filho do alcunhado «Homem das Mil Caras», e de George ‘Gabby’ Hayes, famoso ‘old timer’ dos estúdios de Hollywood, que foi o fiel companheiro de Hopalong Cassidy num dos mais populares ‘serials’ de sempre.
Este filme, «A Ferro e Fogo», que durante muito tempo se presumiu desaparecido, já tem, desde há alguns anos, uma cópia DVD (de excelente qualidade) editada em Portugal. Aleluia !

(M.M.S.)


Cartaz italiano


Cena da fita, que reúne alguns dos seus principais protagonistas : ao centro, Juke (George 'Gabby' Hayes) e Cole Armin (Randolph Scott)


Cole Armin (Scott) não é indiferente ao 'charme' de Letty Tyler (Barbara Britton)


Capa do DVD editado nos 'states'


Qualquer coisa está a correr mal nesta conversa entre três das principais personagens de «A Ferro e Fogo» («Albuquerque»)...


Paradigma hollywoodiano do 'old timer', George 'Gabby' Hayes (1885-1969) trouxe para esta fita uma nota humorística. Tal como o fez (ou faria) noutras películas, onde actuou como 'faire-valoir' de William Boyd/Hopalong Cassidy, Roy Rogers, etc


Com um pistolão na mão, Juke ajuda o seu amigo Armin a neutralizar um dos maus da fita...


Cartaz promocional concebido para a Austrália, país onde este filme de Ray Enright se intitulou «Silver City»


Curiosidade : A cidade de Albuquerque (onde se situa a acção do filme em apreço) era, no último quartel do século XIX, uma modesta povoação do território do Novo México. Hoje é a mais importante cidade do estado do mesmo nome e a 32ª dos EUA por ordem de importância. O seu nome tem origem na localidade e Alburquerque, que se situa na actual província de Badajoz e a meia dúzia de quilómetros da raia com Portugal. Como muitas praças fronteiriças, Alburquerque passou, várias vezes e alternadamente, de mãos castelhanas para mãos portuguesas e de mãos lusas para posse de Espanha. Em relação à cidade do Novo México, a verdade é que, na hora da escolha, foi a grafia portuguesa -Albuquerque, com um único r- que prevaleceu

Sem comentários: