quinta-feira, 13 de outubro de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (79)


«O ATIRADOR»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Shootist»
Origem : E . U. A.
Género : Western
Realização : Don Siegel
Ano de estreia : 1976
Guião : Miles H. Swarthout e Scott Hale
Fotografia (c) : Bruce Surtees
Música : Elmer Bernstein
Montagem : Douglas Stewart
Produção : M. J. Frankovitch e William Self
Distribuição : Prodis
Duração : 100 minutos

FICHA ARTÍSTICA
John Wayne ……………………………………………. John B. Books
Lauren Bacall ………………………………………….. Bond Rogers
Ron Howard …………………………………………….. Gillom Rogers
James Stewart ………………………………………. Dr. Hostetler
Richard Boone …………………………………………. Sweeney
John Carradine ……………………………………….. Beckum
Scatman Crothers ………………………………….. Moses
Richard Lenz ……………………………………………. Dobkins
Harry Morgan ………………………………………….. Thibido, o xerife
Sheree North ………………………………………….. Serepta
Hugh O’Brien ……………………………………………. Jack Pulford
William McKinney ……………………………………. Jay Cobb

SINOPSE
Está-se no dia 22 de Janeiro de 1901 e o jornal de Carson City (capital do Nevada) noticia, em manchete de primeira página, o passamento da rainha Vitória. John B. Books -um pistoleiro que já faz parte da saga do Oeste bravio, justiceiro de uma época revoluta- entra, incógnito na cidade.
Books vem a Carson City consultar o doutor Hostetler, um amigo, que, depois de o observar atentamente, lhe confirma o diagnóstico já feito por um médico do Colorado : o velho atirador sofre de doença incurável, aos efeitos da qual não poderá resistir mais tempo.
A notícia da sua chegada a Carson e da sua crítica situação dão rapidamente a volta à cidade. E, na pensão da viúva Rogers, onde se instalara, John B. Books recebe, consecutivamente, as visitas do xerife Thibido, que, cinicamente, lhe confessa que só se sentirá tranquilo quando o souber morto e enterrado; de um repórter do jornal local, ávido de sensacionalismo; e de Serepta, uma antiga amante, que lhe propõe casamento com o confessado intuito de tirar proventos do seu desejado estatuto de viúva do ‘pistoleiro mais rápido do Oeste’.
Amargurado pelos baixos sentimentos que o seu movimentado passado e o seu actual estado de saúde inspiram à maioria dos seus semelhantes, Books concebe o plano de morrer como sempre vivera : violentamente, com as armas nas mãos.
Para poder concretizar esse seu derradeiro e funesto projecto, o atirador de elite vai recorrer aos préstimos de Gillom -filho da sua hospedeira- um jovem que tem por ele uma admiração sem limites…

O MEU COMENTÁRIO
São tão flagrantes as afinidades existentes entre o veterano atirador John B. Books –minado pelo cancro, mas desejoso de morrer de pé- e a corajosa figura de John Wayne, o intérprete do papel em questão (que, lembro, sucumbiria às acometidas da mesma terrível doença, escassos meses depois de ter terminado a rodagem desta sua última fita), que muita gente vê nesta comovente obra o testamento cinematográfico do ‘Duke’.
Hoje, já não parece descabido (a ninguém) que Wayne, sabendo não poder resistir muito mais tempo ao ‘Big C’ (era assim que ele sempre se referia ao mal que o haveria de prostrar), tivesse querido prestar, com «O Atirador», uma forte e derradeira homenagem ao género fílmico que lhe granjeou fama e que ele mais amou : o western.
Assim sendo, convém então frisar que o realizador Don Siegel se associou plenamente à ideia da homenagem-testamento, ao intercalar voluntariamente, na trama desta película, algumas breves, mas percutantes sequências de antigos sucessos de John Wayne, tais como «Rio Vermelho», «O Homem que Matou Liberty Valance», Rio Bravo» e «El Dorado», entre outros.
Os produtores desta fita tiveram a excelente ideia de –nesta nostálgica evocação de um Oeste em plena mutação- colocar ao lado do actor principal, a ainda formosa actriz Lauren Bacall e duas outras figuras carismáticas do cinema hollywoodiano, que, com a sua presença e a sua arte, muito prestigiaram o cinema western : James Stewart e John Carradine.
Por tudo isto e pelo mais que aqui fica por dizer, «O Atirador» (filme que foi, efectivamente, rodado na zona histórica de Carson City) é uma das películas que permanecerá, por muito tempo ainda, na memória dos cinéfilos. Sim, porque este excelente trabalho de Siegel veicula todas as emoções, toda a nostalgia que nos transmitiu e nos legou um cinema de outros tempos : o da nossa juventude e, por via disso, o melhor. Consola-me o facto de podermos ver, hoje, todas essas fitas, todos esses tesouros da 7ª Arte, nos ecrãs da televisão ou graças à magia de um leitor de DVD’s, essa invenção extraordinária dos prodigiosos tempos que vivemos.

(M.M.S.)


Cartaz espanhol


Capa do DVD comercializado no Brasil. Note-se que esta cópia também contém a versão dobrada em língua portuguesa


No caminho de Carson City, o 'pistoleiro mais rápido do Oeste' é imprudentemente assaltado por alguém que ignora a sua identidade


Código de honra de John B. Books, o último pistoleiro


Capa do DVD distribuído nos países de língua inglesa


Books (John Wayne) vem a Carson City consultar o Dr. Hostetler (James Stewart), que lhe confirma o pior dos diagnósticos : o pistoleiro tem um cancro em fase terminal


Cartaz alemão


O sucesso internacional de «O Atirador» também chegou ao Japão, cujo cartaz promocional aqui fica reproduzido


John B. Books (Wayne, à direita) inicia o jovem Gillom Rogers (Ron Howard) no manuseamento do Colt 45


Cartaz argentino


Cartaz italiano


John B. Books morre como sempre vivera : violentamente, com as armas nas mãos


Cartaz francês

Sem comentários: