quinta-feira, 6 de outubro de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (77)


«HERÓIS ESQUECIDOS»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Men of the Fighting Lady»
Origem : E. U. A,
Género : Guerra
Realização : Andrew Marton
Ano de estreia : 1954
Guião : Art Cohn
Fotografia (c) : George J. Folsey
Música : Miklos Rozsa
Montagem : Gene Ruggiero
Produção : Henry Berman
Distribuição : M. G. M.
Duração : 79 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Van Johnson ……………………………………. 1º tenente Howard Thayer
Walter Pidgeon ………………………………. comandante Kent Dowling
Louis Calhern …………………………………... James A. Michener
Dewey Martin ………………………………….. 2º tenente Schechter
Keenan Wynn ……………………………………. chefe de esquadrilha Dodson
Frank Lovejoy …………………………………… 1º tenente Grayson
Robert Horson …………………………………. 2º tenente Neil Conovan
Bert Freed ……………………………………….. 1º tenente Szymanski
Lewis Martin …………………………………….. capitão Coughlin
George Cooper ………………………………….. Cyril Roberts

SINOPSE
Início dos anos 50 do século XX. A convite das autoridades militares, o famoso escritor e jornalista James A. Michener embarca num porta-aviões norte-americano, para ali fazer uma reportagem sobre a vida quotidiana da tripulação de um navio implicado nos combates da guerra da Coreia.
A bordo do porta-aviões «Fighting Lady», o comandante Dodson -combatente veterano da 2ª Guerra Mundial- é agora chefe de uma esquadrilha de caças-bombardeiros 'Panther'. Está-se em pleno conflito e a liderança de Dodson é contestada por alguns pilotos dos jactos, que o acusam de correr riscos insensatos durante as missões e de, assim, colocar em perigo a vida dos seus subordinados.
Esse mal-estar acentua-se, depois da morte de um dos seus mais meritórios oficiais, que deixa viúva e três filhos. A guerra continua, com o bombardeamento de um complexo ferroviário do inimigo, cuja destruição é julgada indispensável pelos altos comandos militares.
É durante uma dessas arriscadas missões que um jovem 2º tenente é alvejado pelo inimigo e sofre ferimentos graves nos olhos. Cego, Kenneth Schechter está prometido a uma morte horrorosa. Mas, um dos seus companheiros de armas -Howard Thayer- vai acompanhá-lo durante todo esse inaudito voo, reconfortando-o e dando-lhe informações técnicas (pela rádio), de modo a trazê-lo de volta à sua base flutuante. Após uma primeira tentativa frustrada, o jacto do jovem oficial logra pousar-se na exígua pista do «Fighting Lady». Schechter está a salvo, graças à heróica abnegação de um dos seus colegas e o escritor Michener (que ouviu o relato desta empolgante aventura da boca do médico de bordo) já tem argumento para a sua próxima crónica sobre os homens dos porta-aviões...

O MEU COMENTÁRIO
Inspirado, simultaneamente, num texto de Harry A. Burns intitulado «O Caso do Piloto Cego» (baseado num acontecimento verídico) e na novela «Os Heróis Esquecidos da Coreia», da autoria do conhecido escritor James A. Michener (que o viu publicado, em 1952, nas páginas do semanário «The Saturday Evening Post»), esta fita produzida pela M. G. M. dá-nos alguns esclarecimentos sobre o que foi o conflito da Coreia e o estado de espírito dos pilotos de caças-bombardeiros Grumman F9F ‘Panther’; jactos que participaram nessa guerra -sem proveito e sem glória- travada pelos Estados Unidos contra os comunistas, seus novos inimigos ideológicos.
Esta fita é de natureza puramente bélica, não comportando a mínima cena romântica (como, por exemplo, «As Pontes de Toko-Ri», rodada no mesmo contexto), até pela simples razão de, no elenco artístico, não haver uma única mulher. «Heróis Esquecidos» limita-se a relatar (graças a imagens de arquivo espectaculares) os ataques dos aviões da ‘US Navy’ contra alvos estratégicos norte-coreanos, a mostrar o desenrolar da vida quotidiana dos militares a bordo dos porta-aviões e a revelar as divergências e diferentes maneiras de pensar dos pilotos de ‘Panther’ em relação aos combates e à utilidade desse conflito, que eclodiu cinco anos após o término da Segunda Grande Guerra.
Note-se a presença, entre os actores do ‘casting’, de Van Johnson, actor incontornável das fitas bélicas da época. E a participação de nomes conhecidos dos cinéfilos do tempo, tais como os veteranos Walter Pidgeon, Louis Calhern ou Frank Lovejoy.
Recordo-me de ter visto esta película (mais ou menos propagandística) em finais da década de 50 do século passado. E de, com os meus 13/14 anos, ter de imediato decidido ser piloto-aviador. É deveras extraordinária a influência que o cinema pode exercer sobre a juventude…

(M.M.S.)


Cartaz francês


O jornalista e escritor James A. Michener (aqui encarnado pelo actor Louis Calhern) chega a bordo do «Fighting Lady» e cumprimenta os oficiais anfitriões...


Cartaz argentino


Caça-bombardeiro Grumman F9F 'Panther' igual aos aparelhos utilizados nas filmagens de «Heróis Esquecidos»



Este filme realizado, em 1954, por Andrew Marton recebeu -em Itália- o título «I Valorosi». Neste cartaz promocional vêem-se, da esquerda para a direita, os actores Van Johnson, Dewey Martin e Keenan Wynn, os mais cotados do elenco


Cartaz belga


Os pilotos do porta-aviões «Fighting Lady» preparam os festejos de Natal; que vão ajudá-los a minorar o 'stress' provocado por um quotidiano pontuado por missões de guerra perigosas. Na foto vêem-se Dewey Martin (2º tenente Schechter) e Van Johnson (1º tenente Thayer)


Capa de cassete VHS comercializada nos países anglófonos. É o actor Van Johnson ('especializado' em fitas de carácter bélico) quem aqui dá a cara pela promoção da película


O corpo de enfermeiros do porta-aviões socorre um piloto ferido...


Outro cartaz francês

Sem comentários: