quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

VEM AÍ UMA NOVA ADAPTAÇÃO FÍLMICA DE «TRUE GRIT»


Os irmãos Ethan e Joel Coen, os cineastas que vão realizar uma nova versão de «True Grit»


O escritor norte-americano Charles Portis é o autor de um excelente romance intitulado no original «True Grit», que se pode (e deve) traduzir na nossa língua por ‘Verdadeira Coragem’. Como tantos outros, os direitos de adaptação ao cinema deste romance foram comprados por uma produtora de Hollywood (neste caso pela companhia Paramount) e a história transformada por Henry Hathaway -em 1970- numa película colorida , que em Portugal recebeu o título «A Velha Raposa». Certamente por causa de Rooster Cogburn, o herói da fita, cujo papel foi interpretado pelo veterano actor John Wayne; que se meteu tão bem na pele do famoso agente da autoridade criado por Portis -um indivíduo zarolho, beberrão astuto e implacável- que o ‘Duke’ acabou por receber, merecidamente, por esse seu trabalho, o único Óscar da sua longa carreira.
Surge-nos agora a notícia de que a mesma Paramount Pictures, que já havia produzido a versão cinematográfica de que falámos e que com ela obteve, no seu tempo, considerável sucesso crítico e comercial, encarregou os famosos irmãos Coen (Joel e Ethan) de rodarem um ‘remake’ da fita de Hathaway. O desafio foi aceite pelos realizadores de «Fargo» e de «Este País Não É Para Velhos», que, para o efeito, já recrutaram alguns actores conhecidos pelo seu talento e profissionalismo, entre os quais figuram Jeff Bridges, Matt Damon e Josh Brolin; e avisaram que a nova adaptação fílmica do romance de Charles Portis seria muito diferente da de Hathaway. Isto, porque o papel mais importante do seu novo filme será o de Mattie Ross, a resoluta menina de 14 anos que contrata o famoso ‘marshall’ zarolho para a ajudar a capturar um perigoso foragido, e não o de Rooster Cogburn.
Cá ficamos à espera do resultado final. Pacientemente, já que a estreia do filme dos Coen só está anunciada para os primeiros meses de 2011.



Depois do sucesso universal do filme «True Grit» («A Velha Raposa»), o romance que o inspirou foi publicado em Portugal pelas Edições Europa-América; que incluiu o romance de Charles Portis numa preciosa colecção de livros de bolso consagrada à temática western (acima : capa e contracapa)


Cartaz original do filme «True Grit». Este western foi intitulado «Velha Raposa» no nosso país, «Bravura Indômita» no Brasil, «Valor de Ley» em Espanha e «Cent Dollars Pour Un Shérif» em França


John Wayne ofereceu-nos -no filme de Henry Hathaway- uma brilhante interpretação de Rooster Cogburn, um 'marshall' zarolho e alcoólico, mas dotado de uma tenacidade e de uma coragem a toda a prova. A ver vamos se Jeff Bridges é capaz de criar (no mesmo papel) uma personagem tão carismática quanto a encarnada pelo inolvidável 'Duke'.

Sem comentários: