domingo, 6 de dezembro de 2009

'TÊTE DE VEAU SAUCE GRIBICHE'


Um outro prato exótico que, como diz o outro, me enche as medidas é a cabeça de vitelo com molho ‘gribiche’. Assim, à vista da fotografia anexada, os meus gostos podem parecer bizarros, suspeitos; mas acreditem que não são. Porque este consistente prato da gastronomia francesa é verdadeiramente excelente; isto se confeccionado com primor e servido na altura própria, que é o Inverno. Não quero aqui dar a receita , pelo facto de haver variantes e de todas elas estarem à disposição dos interessados na Internet. Direi, simplesmente, que este prato é elaborado com uma cabeça de novilho (ou parte dela) previamente cozida e desossada. Que depois dessa primeira cozedura, vai, de novo, ao lume em água avinagrada, líquido ao qual se adicionam vários legumes e plantas aromáticas : cenouras, cebolas, um dente de alho, ‘céleri’, pimenta, cravinho, etc.
No que respeita o molho ‘gribiche’, refira-se que se trata de uma emulsão de ovos cozidos, vinagre, mostarda, óleo, e de pepininhos e cebolinho cortados em minúsculos pedaços.
A ‘Tête de veau sauce gribiche’ deve ser servida logo ao sair do lume, bem quentinha, acompanhada com batatas cozidas. É, na minha opinião de comilão, um pitéu de comer e chorar por mais. Salvo, naturalmente, para aquelas pessoas (cada vez mais numerosas, infelizmente) que só gostam de bifes com batatas fritas...
‘Isto’ deve ser acompanhado com um bom vinho tinto (sem preferência pela região de origem), daqueles com boa graduação alcoólica, que encham a boca. Mas que não nos atirem abaixo ao segundo copo. Eu recomendava um Côtes-du Rhône (disponível em muitas lojas e grandes superfícies comerciais do nosso país) ou (porque não ?) um bom vinho do Alentejo.
Bon appétit !

Sem comentários: