Construído por uma empresa do ramo aeronáutico de Caudebec-en-Caux, cidadezinha da região agora denominada Alta Normandia, o hidroavião Latham 47 desapareceu no Árctico no dia 18 de Junho de 1928, quando tentava localizar e socorrer os sobreviventes do dirigível «Italia», que deveria levar ao Pólo Norte a malfadada expedição do general Umberto Nobile. No desastre pereceu toda a tripulação do hidro francês (René Guilbaud, Albert Cavelier de Cuverville, Gilbert Brazy e Émile Valette), além dos noruegueses Leif Dietrichson e Roald Amundsen. Este último era, como é sabido, o prestigioso explorador que havia conquistado os dois pólos e franqueado, pela primeira vez, a famosa passagem do Noroeste, procurada desde inícios do século XVI pelos navegadores europeus.
A primeira fotografia que aqui vos deixo pertence às colecções do Museu do Ar (Le Bourget, França) e representa a saída da fábrica do Lathan 47 poucos dias antes do desastre. A segunda, tirada pelo bloguista há ¼ de século, mostra o monumento -dedicado às vítimas da tragédia- que se encontra em Caudebec-en-Caux, junto a uma estrada ribeirinha do Sena, que liga a cidade de Ruão ao porto do Havre. A terceira e última foto mostra a silhueta do hidroavião em causa, gravada num monumento de Calais, cidade de onde era originário um dos membros da sua equipagem : o mecânico Brazy.
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