sábado, 7 de novembro de 2009

ANDANÇAS & FOTOS

A primeira fotografia que hoje aqui coloco data de 1967 e representa o bloguista em Bruxelas junto ao Atomium, símbolo da Exposição Universal realizada 9 anos antes na capital da Bélgica. Que ricos tempos os desta estampa, em que, com apenas 22 de idade e sem crise à vista, tudo me parecia fácil, assim como para os jovens do meu tempo. Mas decorrido um ano, pumba ! lá surgiu o famoso Maio de 68, que eu -então residente em França- vivi intensamente (logo desde Abril) nos piquetes de greve e nas ruas das cidades, transformadas em singulares santuários da reivindicação operário-estudantil e, por vezes, em autênticos campos de batalha, onde se afrontavam os ‘laissés pour compte’ do capitalismo (moderado, apesar de tudo e se comparado ao capitalismo selvagem de hoje), contra um patronato e um poder político socialmente retrógrados, incapazes de satisfazer as justas esperanças daqueles que produziam riqueza e fazim mover o Mundo. Quando agora me confronto com os sucessores desses figurões, com aqueles que desencadearam uma crise com a dimensão e a gravidade da actual, que mergulhou na miséria e no desespero milhões e milhões de famílias, pergunto a mim próprio como é que o pessoal de hoje os tolera tão mansamente e não escavaca tudo, em manifestações de desagrado mais do que justificadas. Sobretudo, depois do representante dos grandes patrões portugueses ter tido o arrojo e a pouca vergonha de negar publicamente um aumento de 25 Euros mensais (uns míseros 83 cêntimos a mais por dia) aos trabalhadores mais desfavorecidos deste país; àqueles que -com o seu suor, com as suas lágrimas e com o seu sangue- oferecem a esses fariseus tudo aquilo que eles possuem : o dinheiro que esbanjam em automóveis de luxo, em jóias caríssimas, em mansões sumptuosas, em viajens de sonho. Coisas que, naturalmente, ninguém lhes inveja (fique descansado o 1º Ministro desta bananal república, desta democracia de carnaval), que tanto tem defendido e protegido (com o seu partido) uma casta na qual se confundem e alegremente convivem os homens da finança e os chicos-espertos da política politiqueira. Os escândalos que, com uma impressionante frequência vêm a público, aí estão para demonstrar o que afirmo e que, aliás, toda a gente sabe.
A segunda foto (que comentarei com menos palavreado e com menos revolta) representa o bloguista (no início dos anos 90) ao lado de um amigo, que vive em França desde os seus primeiros anos de adolescência. É o Rui, da Cova da Piedade, que aqui desfruta comigo (e com as esposas, ausentes do boneco) uns momentos de paz à beira das águas plácidas (e frias) do lago de Annecy. Esta cidade francesa da Alta Sabóia situa-se a escassa distância da Confederação Helvética e, graças ao seu ‘charme’ único, à sua beleza, vive essencialmente da indústria turística. Até porque se encontra nas imediações de algumas das mais reputadas e concorridas estações de esqui do sistema alpino. A propósito, um dos meus antepassados de nome Chambel, era (ao que parece) originário desta região, onde ainda hoje há muita gente com esse apelido; que deriva do vocábulo regionalista ‘chambe’, que significa cânhamo. Chambel quer dizer, literalmente, campo plantado de cânhamo.
A terceira e última foto (um postal) representa uma praça da cidade norueguesa de Fredrikstad (condado de Ostfold), que eu visitei várias vezes, aquando de uma estadia profissional na terra de santo Olavo. Fredrikstad é uma cidade (universitária) importante, cuja actividade industrial se centra no seu porto, situado no estuário do Glomma, o maior rio da Noruega. O que se enxerga na foto é parte do preservado núcleo histórico da cidade. O objecto que se vê em primeiro plano (cujo nome ignoro ou me esqueci) é o equivalente ao pelourinho das nossas cidades e vilas medievais. É um objecto de tortura, no qual se expunham (temporariamente) os condenados por delitos comuns ao olhar reprovador dos seus concidadãos. -Olha se a moda pegasse por cá, nos nossos dias, e se a lenta e branda (desculpai o eufemismo) justiça portuguesa deixasse de ser o que é e, repentinamente, amarrasse a objectos semelhantes todos os vigaristas e todos os gatunos deste país… Safa !





Sem comentários: