sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ANDANÇAS & FOTOS

A primeira foto (um postal) mostra o Leão de Waterloo -feito com o bronze dos canhões capturados aos Franceses- símbolo da derrota definitiva de Napoleão Bonaparte; mais um ditador que quis subjugar, sem sucesso, os povos da Europa. O Leão domina os verdes campos da província de Brabante, na Bélgica. Vale a pena visitar este monumento e museus anexos, onde se evoca a brilhante vitória do general Arthur Wellesley, 1º duque de Wellington (18 de Junho de 1815), e onde não se omite a contribuição dos seus aliados, nomeadamente a das tropas portuguesas. Tropas aguerridas, que já se haviam distinguido nas batalhas disputadas no território luso, tais como as de Roliça, Vimeiro, Buçaco, Linhas de Torres, etc.
A segunda fotografia representa o bonito calvário de Pleyben, na Bretanha, França. Trata-se de um monumento do século XVI, em granito, que está, também ele, carregado de um grande símbolismo : o da profunda reliogiosidade do povo bretão.
A terceira foto mostra o bloguista e a sua companheira em Honfleur. Esta localidade portuária da Baixa Normandia, França, é também uma cidade das artes pictóricas, albergando museus, galerias, pintores de rua, etc. A cidade (8 000/9 000 habitantes) foi muito frequentada, a seu tempo, pelos mestres do Impressionismo. Honfleur tem, igualmente, um invejável passado marítimo, já que os seus navegadores quinhentistas estiveram no Brasil e na Insulíndia (onde se confrontaram com os Portugueses, que os consideravam intrusos), mas também na Terra Nova, onde estabeleceram duráveis comunidades de pescadores de bacalhau.



Sem comentários: