segunda-feira, 31 de maio de 2010

OS FILMES DA MINHA VIDA (21)



«SOB A BANDEIRA DA CORAGEM»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Red Badge of Courage»
Origem : E. U. A.
Género : guerra
Realização : John Huston
Ano de estreia : 1951
Guião : John Huston e Albert Band
Fotografia (p/b) : Harold Rosson
Música : Bronislau Kaper
Montagem : Bem Lewis
Produção : Gottfried Reinhardt
Distribuição : Metro Goldwyn-Mayer
Duração : 69 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Audie Murphy …………………………………. Henry Fleming
Bill Mauldin ……………………………………… Tom Wilson
John Dierkes ………………………………..... Jim Conklin
Arthur Hunnicutt …………………………… Bill Porter
Royal Dano ………………………………………. um soldado
Tim Durant ……………………………………… o general
Douglas Dick …………………………………... o tenente
Robert Easton Burke ……………………. Thompson

SINOPSE
Está-se em 1862, numa das frentes de combate da fratricida guerra de Secessão. Henry Fleming, jovem soldado do exército unionista, prepara-se para afrontar as incertezas do seu primeiro combate contra as tropas confederadas. As comversas que ele trava com os seus companheiros de armas versam exclusivamente sobre o comportamento (heróico ou cobarde ?) que cada um deles assumirá perante as investidas do inimigo.
O baptismo de fogo de Henry e dos seus colegas da infantaria nortista (Tom, Jim, Bill e de todos os outros) acaba por ter lugar, finalmente, num amplo vale, por onde avança uma vaga hululante de soldados inimigos. Impressionado pela impetuosidade do ataque do adversário e pelos primeiros mortos da sua unidade, Henry segue as pisadas de bom número dos seus companheiros, que desertam as posições de combate.
Num bosque das imediações do campo de batalha, Henry questiona a sua consciência e reprova a si próprio a timorata atitude que manifestara perante o perigo. E, durante um incidente com outro soldado fujão, é ferido com uma coronhada na cabeça, perdendo os sentidos. Encontrado por um veterano, que o conduz ao acampamento da sua unidade, Henry inventa uma rocambolesca história sobre o seu desaparecimento temporário, atribuindo o lanho que apresenta na nuca a um tiro do inimigo. E adopta uma atitude mais serena, quando Tom, um rapaz do seu regimento, lhe confessa o medo que ele próprio sentiu aquando do ataque dos soldados confederados.
Poucos dias volvidos anunciam-se novos confrontos com o exército sulista. Diante do ímpeto do inimigo, é agora o menos tenso soldado Fleming quem incita os seus companheiros ao combate; e quando o porta-estandarte do regimento é ferido mortalmente, é o outrora timorato soldado quem empunha a bandeira da União e conduz os seus irmãos de armas à vitória.
Os oficiais louvam a atitude heróica de Henry Fleming, que se reencontra a si próprio ao reconquistar a autoestima perdida…

O MEU COMENTÁRIO
O filme «Sob a Bandeira da Coragem» teve como base de inspiração e de trabalho um ‘best-seller’ de Stephen Crane, um antigo combatente da guerra civil americana, que nesse seu livro evoca a solidão, os medos, a bravura e outros actos de cobardia e de glória dos seus camaradas de combate.
A fita foi rodada na Califórnia, na região de Chico e nas terras de um rancho que o próprio Huston (o realizador) possuía no vale de San Fernando. As filmagens no terreno decorreram entre entre 25 de Agosto e 11 de Outubro de 1950, sendo a fita estreada –em Hollywood- em Setembro do ano seguinte. A película foi produzida pela M.G.M. e é considerada uma das melhores jamais realizadas por John Huston.
Curiosamente, este filme –que se inspira numa obra com ressonâncias antibelicistas- tem como actor principal Audie Murphy, que foi o combatente mais condecorado da 2ª Guerra Mundial; um homem que nunca virara a cara ao inimigo que, meia dúzia de anos atrás, ele havia combatido valorosamente na frente europeia; e também um homem que servira, em muitas e diferentes ocasiões, de objecto de exaltação das virtudes militares. Mas, a esse propósito, Huston chegou a declarar à imprensa que havia escolhido o então jovem Audie para representar o papel do soldado raso Henry Fleming porque o considerava um bom actor e não pelo facto de ele ser um herói de guerra. A verdade é que Audie Murphy teve neste seu papel um dos melhores de toda a sua carreira.
Apesar das qualidades patenteadas pelo filme «Sob a Bandeira da Coragem» -ousadia do tema, coragem do propósito, interpretações de grande categoria, etc- a fita foi alvo de uma pateada monumental aquando da sua ante-estreia por espectadores que acabaram por sair da sala de projecção antes que a palavra fim se inscrevesse no ecrã. Perante tão demonstrativo insucesso, os responsáveis da M.G.M. decidiram amputá-la de 26 minutos e mandar proceder a uma nova montagem. John Huston insurgiu-se contra esse atentado ao seu trabalho e acabou por desinteressar-se pelo destino da película. Que acabaria, apesar de tudo e como já acima foi referido, por tornar-se num dos grandes clássicos do cinema hollywoodianos e num filme de referência sobre a guerra civil americana.

(M.M.S.)


Cartaz original de uma das mais emblemáticas fitas de John Huston


O porta-estandarte Henry Fleming (Murphy) e um companheiro, durante uma treva


Cartaz colorido para um grande filme a preto e branco


Outro cartaz norte-americano publicitando a película «Sob a Bandeira da Coragem»


O filme de Huston é baseado no livro de Stephen Crane, combatente da guerra civil. Esta obra foi publicada no nosso país (numa colecção de bolso) pela Europa-América


O meu DVD é originário do Brasil, país onde o filme se intitula «A Glória de um Covarde»

Sem comentários: