terça-feira, 25 de maio de 2010

OS FILMES DA MINHA VIDA (19)


«ASSIM SÃO OS FORTES»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Across the Wide Missouri»
Origem : E. U. A.
Género : western
Realização : William A. Wellman
Ano de estreia : 1951
Guião : Talbot Jennings e Frank Cavett
Fotografia (c) : William C. Mellor
Música : David Racksin
Montagem : John Dunning
Produção : Robert Sisk
Distribuição : Metro Goldwyn-Mayer
Duração : 77 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Clark Gable …………………………………. Flint Mitchell
Ricardo Montalban ……………………. Iron Shirt
John Hodiak ………………………………. Brecan
Adolphe Menjou ………………………… Pierre
Maria Elena Marques ……………….. Kamiah
J. Carrol Naish ………………………….. Looking Glass
Jack Holt ……………………………………. Bear Ghost
Alan Napier ………………………………… capitão Humberstone Lyon
George Chandler ……………………….. Gowie
Richard Anderson …………………….. Dick Richardson

SINOPSE
Decorre o ano de 1820. Nas majestosas e bravias montanhas Rochosas, durante o já tradicional ‘rendez-vous’ da Primavera, Flint Mitchell diverte-se bebendo, brigando, participando em concursos de tiro e demais jogos, na companhia de muitos outros caçadores de castores.
Aspirando alcançar o território interdito dos índios Blackfeet, rico em espécies cinegéticas apetecidas, Mitchell casa-se com uma princesa dessa nação pele-vermelha, esperando que essa ligação lhe abra as portas dos terrenos de caça de um povo muito cioso da sua independência e apostado em desfrutar do seu ancestral modo de vida longe da presença incomodativa e perigosa do homem branco.
Bem recebido pelos familiares da Kamiah (mulher de Flint) um grupo de caçadores instala-se num vale onde abundam os castores e onde o negócio parece prometedor. Sob o olhar hostil, todavia, de Iron Shirt, um jovem e belicoso guerreiro blackfoot, que nunca aceitou os intrusos e que está disposto a expulsá-los da região na primeira oportunidade que se lhe apresente.
Os meses passam… Flint, que casara por interesse, acaba por apaixonar-se sinceramente por Kamiah, que lhe dá um filho. Mas os tempos que se avizinham serão tempos de guerra e de luto. Um dos companheiros de Flint mata, por vingança, o velho caudilho Bear Ghost, que é substituído na chefia do seu povo por Iron Shirt. As escaramuças entre brancos e autóctones são, a partir de então, mais frequentes e mais renhidas. Até que Flint sai vencedor de um combate singular que o opõe ao novo chefe ameríndio. Duelo sem glória, porém, já que, durante as hostilidades, a doce Kamiah também perde a vida. Drama que retira a Flint a alegria de viver. Resta-lhe, como derradeiro consolo, o filho, ao qual o caçador de peles quer oferecer uma educação apropriada à sua condição…


O MEU COMENTÁRIO
O sopro da grande aventura –num Oeste ainda quase virgem de homens brancos- percorre esta original e belíssima película de William A. Wellman, rodada nas fotogénicas montanhas Rochosas do Colorado. Consagrada aos caçadores de castores do primeiro quartel do século XIX, o filme «Assim São os Fortes» é, no dizer de um crítico de cinema de «Télérama», consagrada revista gaulesa de televisão, «um western ecológico e quase panteísta, onde há acção, obviamente, mas onde também há contemplação, poesia e muito calor humano».
Clark Gable, que entrava aqui no quarto dos sete westerns em que participou, representa o papel de Flint Mitchell, um homem da montanha que renunciara (tal como os seus companheiros de aventuras) ao conforto da civilização, para desfrutar do prazer inexcedível de viver uma existência livre e exaltante num território selvagem. Gable soube transmitir à sua personagem de pioneiro rude (e, por vezes, até brutal) uma grande ternura nas cenas intimistas com Kamiah –a sua esposa pele-vermelha- e com o seu filho mestiço. Filho ao qual foi também conferido o papel de narrador desta bonita saga.
Maria Elena Marques –a Kamiah da fita- é uma actriz natural da Cidade do México, que entrou em dois westerns de produção hollywoodiana : este e «Emboscada Sangrenta» (de Fred S. Sears, 1953), no qual, curiosamente, ela também representava o papel de uma mulher índia. Participou, no seu país natal, noutros filmes aparentados ao género western, nomeadamente em comédias ‘rancheras’ e em películas ambientadas na revolução mexicana. Apesar de ser quase desconhecida na Europa e nos E. U. A., Maria Elena é uma superestrela no seu país, onde chegou a rodar mais de uma centena de películas. Começou a trabalhar no cinema em 1942 (estreando-se com um filme intitulado «Dos Corazones y un Tango») e a sua carreira terminou em 1981 com um papel na fita «El Testamento». O seu filme mais célebre é, sem dúvida, «La Perla», dirigido por Emílio Fernandez em 1947 e inspirado numa conhecida obra de Steinbeck.

(M.M.S.)

Cartaz original de «Assim São os Fortes»


O bébé, Kamiah (Maria Elena Marques) e Flint (Clark Gable)


Apanhado pelos inimigos pele-vermelhas


Maria Elena Marques (1926-2008) foi uma das grandes vedetas do cinema mexicano de sempre. Actriz polivalente, também cantou, fez teatro e participou em novelas radiofónicas


Uma cópia videográfica, perfeitamente reataurada, de «Assim São os Fortes» foi lançada no ano de 2007 em França, país onde este filme de Wellman é, ainda hoje, muito apreciado pelos cinéfilos. Infelizmente, para os interessados que não dominem bem o inglês ou a língua de Vítor Hugo, esse DVD não oferece mais alternativas. Esperemos que surjam no espaço da zona 2 novas cópias com outras opções linguísticas, nomeadamente com uma versão legendada em português

Sem comentários: