domingo, 14 de março de 2010

GUERRA E PROPAGANDA

A propaganda foi uma arma (reconhecidamente eficaz) utilizada por todos as nações beligerantes da 2ª Guerra Mundial. Apareceu por muitas razões : para exaltar o patriotismo de civis e combatentes, para denegrir a imagem do adversário, para passar palavras de ordem, para solicitar o alistamento de mancebos, para apelar ao chamado esforço de guerra, etc, etc. Aqui deixamos a reprodução de meia dúzia desses cartazes de propaganda, escolhidos (sem critério especial) entre as muitas milhares de peças similares editadas durante aquele que foi um dos períodos mais sombrios da História da Humanidade.


Grã-Bretanha : solicita-se aqui o alistamento de mancebos no corpo de Fuzileiros Navais; que «...desembarcaram»


Alemanha : «A vitória será nossa !», proclamava esta peça propagandística mandada imprimir por aqueles que desencadearam o conflito


França : num país já ocupado pelo inimigo, advertia-se a população de que «o mercado negro é um crime contra a comunidade»


U. R. S. S. : neste cartaz diz-se que «pelo amor à Pátria, os heróis avançam»


Itália : os fascistas transalpinos proclamam aqui ser necessário «Vencer ! Por uma nova ordem social. Pela civilização»


E. U. A. : neste cartaz pergunta-se se ainda alguém se lembra do dia 7 de Dezembro (de 1941, data do ataque japonês contra Pearl Harbour) ? -E, implicitamente, diz-se que essa recordação é necessária «para manter a América livre !»

Sem comentários: