sábado, 13 de março de 2010

«CHAPARRAL»


Que pena não ter havido ainda neste país, ou no resto da Europa, um editor para colocar em suporte DVD os episódios de «High Chaparral». Que é, sem dúvida, uma das melhores séries western produzidas pela e para a televisão. A dita série –feita para ser estreada no canal norte-americano NBC- é constituída por 98 episódios de 52 minutos cada um e começou a ser exibida em 1967. A sua programação, no acima mencionado canal, prolongou-se –com grande sucesso- até 1971. «Chaparral» chegou à Europa mais tarde, nomeadamente a Portugal, onde também obteve um êxito popular retumbante. Alguns dos seus episódios foram exibidos recentemente pela RTP Memória, canal estatal que nos tem reservado algumas boas surpresas ao transmitir sucessos do passado.
Refira-se, ainda a propósito de «Chaparral», que se trata de uma saga familiar, cujos heróis são o rancheiro John Cannon e os seus familiares. Os Cannon são uma família que teve a ousadia de se instalar (na segunda metade do século XIX) no Arizona, numa região ainda dominada pelos Apaches. A trama dos episódios conta-nos, pois, a vida quotidiana desta família e dos seus cowboys, que assumem a vizinhança com o povo de Cochise (que contesta a presença dos brancos num território que eles consideram ser seu) com muita galhardia e com o respeito devido aos adversários. Os problemas do dia a dia que se apresentam a uma família de pioneiros instalada num mundo hostil também são abordados em «Chaparral», fazendo de cada episódio um regalo para os seguidores da série. Sobretudo para os westernófilos, raça de cinéfilos e de telespectadores que já rareia em Portugal.


A família Cannon com os vaqueiros de «Chaparral» posando para uma foto promocional. Ao centro, da esquerda para a direita : Blue (Mark Slade), Victoria (Linda Cristal), John (Leif Erickson), Buck (Cameron Mitchell) e Manolito (Henry Darrow).

Sem comentários: