Esta fotografia (topo) data de Outubro de 1917. Do tempo da 1ª Guerra Mundial, que terminou há quase 1 século. Mostra-nos o dirigível Zeppelin L-49, da armada imperial alemã, que os aviadores franceses da Esquadrilha 152 puseram fora de combate, obrigando a sua equipagem a fazer uma aterragem forçada perto de Bourbonne-les-Bains, uma pequena localidade do leste de França. Esse acto de guerra, que ocorreu no dia 20 do mês e ano acima referidos, levou à captura dos aeronautas tudescos e atraiu ao lugar inúmeros curiosos, como pode ver-se na foto. Alguns despojos do aparelho, nomeadamente o habitáculo, foram levados para a capital e expostos no Hotel dos Inválidos; onde foram visitados por milhares de parisienses. A fotografia inferior (ligada ao mesmo evento) mostra-nos dois 'poilus' (soldados franceses de infantaria) exibindo a bandeira da aeronave abatida. Diga-se, a título de curiosidade, que os alemães apostaram fortemente na utilização de dirigíveis, enquanto arma de guerra. Durante o primeiro conflito generalizado (que devastou a Europa entre 1914 e 1918) a indústria dessas máquinas produziu mais de 90 unidades; que vieram juntar-se a aeronaves similares já existentes (e em serviço) nos seus exércitos. Mas esses mastodontes -excessivamente vulneráveis e lentos- acabaram por ser superados pelo aeroplano militar. Ressurgiriam mais tarde e com algum sucesso no domínio do transporte comercial, mas terminariam a sua odisseia com a espectacular e trágica queda do LZ-129 «Hindenburg», em Lakehurst (Nova Jérsia), ocorrida a 6 de Maio de 1937. Desastre já várias vezes comentado neste blogue.
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