sábado, 12 de novembro de 2011

PASSAR DO 8 PARA O 80


Toda a rapaziada da minha geração se recorda deste instrumento de tortura utilizado nas escolas primárias (do domínio público ou privado) para manter a disciplina e para castigar o desleixo e/ou a ignorância. Eu, por sinal, até fui pouco prendado com reguadas, golpes de ponteiro e de objectos afins; porque tinha medo ao pêlo e esforçava-me por me comportar com aprumo nas aulas. Mas lembro-me de colegas meus que gramavam, quase diariamente, com uns 20 açoites desta natureza ! Que eles comiam e calavam, porque implicitamente sabiam que mereciam os castigos aplicados pelos seus mestres; mestres que contavam (salvo raras excepções) com o apoio dos pais dos cábulas e dos indisciplinados. Hoje em dia, neste país de exageros que é o nosso, o regabofe é generalizado e são os professores que levam pancada dos alunos e dos agora tão impropriamente chamados encarregados de educação. Parece que tal procedimrnto é coisa corrente nas escolas de norte a sul do território. Tira-se o telemóvel ao cachopo que o utiliza na sala de aulas e lá vem o pai ofender o professor e prometer-lhe umas galhetas se ele tornar a chatear o fedelho, ao qual, lá em casa, não se transmite um mínimo de regras de boa conduta. Pedem-se calma e boas maneiras ao badameco indisciplinado, que não estuda nem deixa estudar os colegas e isso é logo pretexto para ele (o energúmeno) dar uns encontrões ao docente, que tem o 'descaramento' de querer manter a ordem na escola. E, assim, lá vamos nós criando pequenos monstros sem mioleira, futuros vadios, por serem incapazes de compreender uma sociedade de gente normal, na qual, na verdade, eles nunca terão lugar. Eu cá penso que, se esta tendência não se inverte rapidamente, nem vale a pena as pessoas esforçarem-se para tentarem endireitar esta 'coisa' que se chama Portugal. É tempo perdido, porque sem reforma social, sem mudanças radicais de mentalidade, isto vai tudo por água abaixo...


A Escola é o lugar (privilegiado) onde se aprende, é o lugar onde nos são transmitidos conhecimentos. A educação recebe-se em casa e é da responsabilidade das famílias


O caso que este 'boneco' evoca foi das coisas mais ignominiosas a que eu assisti na nossa TV. Com atitudes destas envergonha-se o nosso sistema de educação -que não pune os prevaricadores- e o país, que acha isto 'giro', em vez de se sentir ofendido

Sem comentários: