quinta-feira, 17 de novembro de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (89)


«OS SETE CAVALEIROS DA VITÓRIA»

FICHA TÉCNICA
Título original : «North West Mounted Police»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : Cecil B. DeMille
Ano de estreia : 1940
Guião : Alan LeMay, Jessie L. Laskey Jr. e C. Gardner Sullivan
Fotografia (c) : Victor Milner e W. Howard Greene
Música : Victor Young
Montagem : Anne Bauchens
Produção : Cecil B. DeMille
Distribuição : Paramount Pictures
Duração : 125 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Gary Cooper ……………………………………. Dusty Rivers
Madeleine Carroll ………………………….. April Logan
Paulette Goddard …………………………… Louvette Corbeau
Preston Foster ……………………………….. Jim Brett
Robert Preston …………………………………Ronnie Logan
George Bancroft …………………………….. Jacques Courbeau
Akim Tamiroff ………………………………… Dan Duroc
Lynne Overman ……………………………….. Tod McDuff
Lon Chaney Jr. …………………………………. Shorty
George E. Stone ………………………………. Johnny Pelang
Francis McDonald ……………………………. Louis Riel
Rod Cameron …………………………………….. Underhill

SINOPSE
Dusty Rivers, um oficial dos 'Rangers' texanos, desloca-se ao longínquo Canadá com o intuito de prender e dali extraditar um homem que cometera um cime de morte na sua área de jurisdição. Recebido num posto avançado da Real Polícia Montada, Rivers vê-se involuntariamente implicado na guerra sem quartel que esta corporação sustenta contra a comunidade mestiça da região.
O polícia norte-americano descobre ali que o assassino que ele procura é um dos líderes da revolta fomentada contra as autoridades britânicas do Canadá e que os 'mounties' não estão nada dispostos a abdicar da captura de Jacques Corbeau -assim se chama o fugitivo- nem de lhe infligir, eles próprios, o castigo que este merece.
Entretanto, Dusty Rivers apaixona-se por April Logan -uma abnegada professora e enfermeira- que também é cortejada pelo sargento Jim Brett.
A situação complica-se ainda mais, quando Ronnie, o irmão de April, soldado da Polícia Montada, deserta do seu posto para seguir a bela mestiça Louvette e, inconscientemente, se torna responsável pelo massacre de uma coluna de 'túnicas vermelhas'.
Pelo amor que vota a April Logan, o polícia texano vai inventar uma pia mentira que reabilita a memória do seu irmão, entrementes assassinado. Mas, para poder cumprir a sua missão, que é a de levar Corbeau para os Estados Unidos, Dusty Rivers deverá renunciar à bela e loira canadiana, que, afinal, até está enamorada do seu rival, o garboso e valente sargento Brett...

O MEU COMENTÁRIO
«Os Sete Cavaleiros da Vitória» -que foi o primeiro filme de Cecil B. DeMille inteiramente rodado em TechniColor- é, indesmentivelmente, um épico puro, no qual as sequências de carácter sentimental protagonizadas pelo quinteto de actores principais alternam com as espectaculares cavalgadas dos homens do prestigioso corpo de Polícia Montada.
Rodada com aquela opulência de meios que sempre caracterizou as obras do cineasta, esta película de DeMille obteve um enorme êxito comercial e fascina, ainda hoje (passados que são mais de 70 anos sobre a sua estreia !), todos os cinéfilos que têm a sorte de a poder admirar, graças a uma oportuna e bem inspirada programação televisiva ou à cómoda leitura de uma boa cópia videográfica.
«Os Sete Cavaleiros da Vitória», que, na filmografia do seu autor, sucedeu a um outro enorme sucesso de bilheteira -«Aliança de Aço»- viu o competente trabalho da sua equipa técnica amplamente recompensado, já que a Academia de Cinema Americano decidiu atribuir-lhe nada menos do que 5 Óscars : a saber os da Melhor Direcção Artística, da Melhor Fotografia, da Melhor Música de Fundo, do Melhor Som e da Melhor Montagem.
Quanto ao desempenho do elenco interpretativo, foi óptimo. Atente-se, muito particularmente, no trabalho e Gary Cooper (então no auge da sua carreira), cuja presença como cabeça de cartaz muito contribuiria para impor esta monumental obra de Cecil B. DeMille. No papel do herói marginal de uma epopeia toda ela votada à glória dos cavaleiros dos dólmen vermelhos, o actor mais carismático do cinema hollywoodiano da época encarna a figura de um operacional dos 'Rangers' texanos, com aquela descontraída naturalidade e elegância que sempre o distinguiram.
Repare-se, por outro lado, na muito boa prestação de Paulette Goddard no papel a fogosa Louvette Corbeau, a mestiça que deu a volta ao miolo do cavaleiro Logan e provocou alguns dos acontecimentos mais dramáticos desta película.
Para terminar, penso que não será despropositado evocar aqui a personagem de Louis Riel (representada neste filme pelo actor Francis McDonald), dizendo dessa autêntica figura da História do Canadá, que liderou, efectivamente, uma revolta de mestiços da região de Saskatchewan contra as autoridades britânicas do país. Depois e ter instituído naquela província do oeste do Canadá um governo rebelde constituído por mestiços francófonos e por nativos, Riel acabou por ser capturado, julgado e condenado à morte. A sua execução pública teve lugar na cidade de Regina, no dia 16de Novembro de 1885. Posso testemunhar (por tê-lo ouvido, no Canadá, da boca de quebequenses) que a figura de Louis Riel é, hoje, alvo de veneração pelos francófonos desse país da América do norte; nomeadamente por parte de uma larga franja da população ligada ao movimento separatista do Quebeque que, nessa província, preconiza a emergência de um estado soberano, livre da tutela do governo de Ottawa.


(M.M.S.)


Dusty Rivers (Gary Cooper), membro dos 'Texas Rangers', é um dos heróis deste singular western de Cecil B. DeMille


Cartaz francês (I)


DVD editado em Itália, país onde esta película se intitula «Giubbe Rosse» ('Casacas Vermelhas')


Outro cartaz norte-americano


Madeleine Carroll (no papel de April Logan) e Preston Foster (encarnando a figura de Jim Brett) são duas personagens nucleares de «Os Sete Cavaleiros da Vitória»


Cartaz dinamarquês


Durante a revolta dos mestiços francófonos, os cavaleiros da Real Polícia Montada do Canadá entram numa aldeia hostil


Revista alemã que novelizou «Os Sete Cavaleiros da Vitória»


Cartaz italiano


Insigna dos famosos 'Texas Rangers', corpo de polícia ao qual pertence Dusty Rivers (Gary Cooper)


Insígnia da Real Polícial Montada do Canadá, sucessora da antiga Polícia Montada do Noroeste, à qual pertencem Jim Brett (Preston Foster) e Ronnie Logan (Robert Preston)


DVD editado e comercializado em França pela FNAC


Cartaz belga


Da esquerda para a direita : Gary Cooper (no papel de Dusty Rivers), Madeleine Carroll (April Logan), Preston Foster (Jim Brett), Paulette Goddard (Louvette), Robert Preston (Ronnie Logan), Lon Chaney Jr. (Shorty) e uma vedeta canina posando para uma foto promocional deste grandioso filme de Cecil B. DeMille


Cartaz australiano


Robert Preston (rodeado de figurantes pele-vermelhas) e Paulette Goddard são os actores que protagonizam esta cena dramática de «Os Sete Cavaleiros da Vitória»


Cartaz francês (II)

Sem comentários: