sexta-feira, 4 de novembro de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (84)


«CAVALGADA DAS PAIXÕES»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Stagecoach»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : Gordon Douglas
Ano de estreia : 1966
Guião : Joseph Landon
Fotografia (c) : William H. Clothier
Música : Jerry Goldsmith
Montagem : Hugh S. Fowler
Produção : Martin Rackin
Distribuição : 20th. Century-Fox
Duração : 100 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Ann-Margret ………………………………………. Dallas
Red Buttons ………………………………………… Peacock
Michael Connors …………………………………. Hatfield
Alex Cord …………………………………………….. Ringo
Bing Crosby ………………………………………….. Dr.Boone
Bob Cummings ……………………………………... Gatewood
Van Heflin …………………………………………….. Curly
Slim Pickens …………………………………………. Buck
Stephanie Powers ……………………………….. Lucy Mallory
Keenan Wynn ……………………………………….. Luke Plummer

SINOPSE
Num posto de muda, os passageiros de uma diligência -que assegura a carreira entre as localidades de Tonto e de Cheyenne- são avisados que os Sioux estão em pé-de-guerra e que é perigoso prosseguir viagem. Mas, por razões diversas, todos preferem afrontar as flechas dos pele-vermelhas do que voltar para trás. Entre os viajantes contam-se pessoas indesejáveis (um médico alcoólico, uma prostituta e um batoteiro), expulsas da localidade de Tonto, um banqueiro corrupto, a esposa de um oficial de cavalaria (que está na fase terminal da sua prenhez), um representante de bebidas espirituosas e o xerife Curly, que procura um pistoleiro evadido de uma prisão territorial.
Durante a longa e perigosa jornada, numa região controlada pelos guerreiros de Crazy Horse, tecem-se estranhas alianças : o batoteiro Hatfield (que fora, outrora, um rico aristocrata sulista) toma sob a sua protecção a Sra. Mallory; Dallas, a moça de 'saloon', enamora-se de Ringo, o pistoleiro que, entretanto, se entregara ao xerife; e o Dr. Boone -um alcoólico inveterado- não larga Peacock, o representante de uma marca de uisque.
A viagem é das mais atribuladas. Os passageiros hostilizam-se mutuamente e só sossegam quando o perigo Sioux ameaça a segurança colectiva. A senhora Mallory dá à luz uma criança no espaço promíscuo de uma isolada estação de muda; e isso com o inesperado auxílio dos banidos Dr. Boone e Dallas. Por razões diferentes, Gatwood e Ringo tentam evadir-se : o primeiro, porque quer colocar a salvo a quantia importante que roubara ao banco dirigido pelo seu próprio sogro; o segundo, porque quer ir liquidar, o mais rapidamente possível, os Plummer, bandoleiros que assassinaram a sua família.
Os índios acabam por atacar a carruagem e por matar Hatfield, que lutou heroicamente para defender a diligência e a sua protegida. Apesar destas peripécias, mais ou menos dramáticas, o transporte da Wells-Fargo consegue chegar ao seu destino : a cidade de Cheyenne. Cidade onde Ringo acaba por satisfazer a sua vingança pessoal, matando impiedosamente os seus inimigos, os Plummer; que, entretanto, haviam liquidado o banqueiro desonesto para se apropriarem do 'seu' dinheiro e por ferir gravemente o xerife Curly, que o corajoso Ringo logrou salvar da sanha assassina dos fora-da-lei. Reconhecido, o agente da autoridade incita Ringo a partir com Dallas e a reconstruir, para os dois, uma nova vida...

O MEU COMENTÁRIO
'Remake' de «Cavalgada Heróica», este filme de Gordon Douglas tem sido denegrido por todos aqueles que consideraram a sua realização -27 anos após a estreia do clásico fordiano- como um sacrilégio. Ora, para poder apreciar este honrado e despretensioso trabalho de Douglas é absolutamente indispensável que os espectadores esqueçam momentaneamente a supracitada obra do mestre e olvidem John Wayne, Claire Trevor, Carradine, Mitchell e todos os outros protagonistas da fita que serviu de modelo a esta «Cavalgada das Paixões». Porque só assim, sem essas referências, poderão chegar à conclusão que esta película tem qualidades próprias que lhe permitem superar a etiqueta de «fraca imitação», que alguns puristas lhe colaram logo após a sua estreia e que, desde então, a tem estigmatizado.
Na posse de imagens de uma grande beleza visual, captadas (em formato panorâmico e em excelente colorido) no estado do Colorado pela equipa do competente 'cameraman' William H. Clothier, o realizador e guionista de «Cavalgada das Paixões» transferiram a acção da conhecida novela de Ernest Haycox para uma região do faroeste situada lá para as bandas do Wyoming, e substituiram, como não podia deixar de ser, os Apaches de Gerónimo pelos Sioux de Crazy Horse.
Convém, talvez, frisar que Gordon Douglas transmitiu à sua «Cavalgada das Paixões» um ritmo voluntariamente mais acelerado do que aquele que Ford imprimiu à acção da sua inesquecível obra, na qual o mestre optou por privilegiar o estudo caracterial das personagens.
A protagonização das principais figuras desta fita de 1966 foi confiada a actores de grande classe, como o atesta a respectiva ficha técnica. Daí que, também -ao nível da interpretação- este filme de Douglas não seja coisa de deitar fora.
Já agora refiro, a título de mera curiosidade, que uma terceira versão de «Stagecoach» foi rodada para a televisão norte-americana por Ted Post em 19... Curiosamente com a participação interpretativa de três reis da 'country music', a saber : Willie Nelson, Kris Kristofferson e Johnny Cash.

(M.M.S.)


Cartaz espanhol


Praticamente todos os actores do elenco estão retratados nesta foto do filme


Bing Crosby no papel do Dr. Boone -um médico alcoólico- não fez esquecer o actor Thomas Mitchell de «Cavalgada Heróica» (John Ford, 1939), mas protagonizou essa figura comum às duas películas com mérito e com veracidade


O actor Red Buttons (Peacock, no filme) é tratado por Bing Crosby (o Dr. Boone), que, conscienciosamente, prova o 'remédio' : uma garrafa de uisque


Cartaz australiano


Durante a perigosa viagem, Buck, o cocheiro da Wells-Fargo (Slim Pickens), é acompanhado pelo xerife Curly (Van Hefkin)


Cartaz polaco


Hatfield (Michael Connors) observa -de arma em punho- as vítimas de um ataque dos pele-vermelhas


Diligência 'Concord' da companhia de transportes (de passageiros e valores) Wells-Fargo, semelhante à utilizada pelos protagonistas desta película de acção


Cartaz francês


Um dos momentos mais emocionantes do filme : Stephanie Powers (sra. Mallory), Bing Crosby (Dr. Boone) e Ann-Margret (Dallas). Esta última ampara o filho que a esposa do oficial do exército deu à luz durante a atribulada viagem


Ann-Margret (Dallas) tenta reter Alex Cord (Ringo), que deseja, ardentemente, vingar-se dos Plummer, os assassinos de seus pais


Outro cartaz original


Na boca do lobo : Bob Cummings (Gatewood, o banqueiro que roubou a sua própria instituição financeira) tenta pactuar com o fora-da-lei Luke Plummer (papel interpretado pelo actor Keenan Wynn)

Sem comentários: