segunda-feira, 14 de junho de 2010

OS FILMES QUE EU VI (OU REVI) ESTA SEMANA :


«UM SONHO POSSÍVEL» (sala)

Este filme (que eu vi no Cine-Teatro de Nisa) valeu à simpática Sandra Bullock um óscar e um Golden Globe. A sua interpretação da principal personagem feminina desta fita de John Lee Hancock -estreada em 2009- é realmente notável e as supracitadas recompensas foram, pois, amplamente merecidas. O filme conta uma exemplar história de solidariedade : a de uma mulher rica, casada, mãe de dois filhos, que acolhe em sua casa um rapaz negro, oriundo de uma família desfavorecida e destroçada por problemas de droga e de alcoolismo. A película inspira-se na história verídica de Michael Oher (cuja figura é aqui interpretada por Quinton Aaron), que é uma das estrelas maiores do futebol americano. Gostei deste filme que transpira humanidade e que põe o espectador bem disposto, porque o seu realizador soube abordar um problema de sociedade sério com uma boa, inteligente e luminosa dose de humor. Três estrelas.


«ROLETA FATAL» (dvd)

Modesto -mas interessante- western produzido pela 20th Century-Fox em 1954. Foi dirigido por Henry Levin e tem como actores principais o trio formado por Mitzi Gaynor, Keefe Brasselle e Jeffrey Hunter. Conta-nos a história de três jovens texanos implicados, por razões várias, no assalto de um comboio e no roubo de uma soma importante. Fita bem feita, que se segue com agrado durante os 74 minutos da sua duração. O DVD que eu visionei provém de Espanha, país de gente nostálgica (como eu), que gosta de descobrir ou de rever os sucessos dos anos 50 do século passado. E que não hesita em promover as edições videográficas dessas películas com as quais se vão regalando os cinéfilos locais. E não só...


«O AVENTUREIRO DO OREGON» (dvd)

Western de 1954 protagonizado por Fred MacMurray. Desporvido de qualquer interesse. Situações inverosímeis e anacronismos quanto baste são a marca deste filme (realizado por Gene Fowler Jr), que nos conta a odisseia de uma grupo de pioneiros a caminho do Oregon. O actor supracitado, que até era um profissional competente, aparece-nos aqui no papel -pouco convincente- de um jornalista de Nova Iorque, apostado em desvendar o segredo da presença de militares do exército regular -disfarçados de civis- numa banal caravana de colonos. Chato, mesmo nas cenas de acção. O DVD com a cópia (restaurada) desta fita foi lançado recentemente em Espanha.


«VALMONT» (dvd)

«Valmont» é um dos grandes filmes do cineasta checo-americano Milos Forman. A acção passa-se na França do século XVIII e tem como protagonista a grande aristocracia desse país, uns anos antes da Revolução de 1789 ter feito desaparecer -num mar de sangue- uma casta de pessoas cujo objectivo era, essencialmente, desfrutar dos prazeres da vida. Jogos de sedução, traições, conluios, ciúmes, intrigas, são os ingredientes desta película de luxo, soberbamente interpretada por Collin Firth, Annette Bening, Fairuza Blake e por outros excelentes profissionais do ecrã. A reconstituição dos salões da época e de outros ambientes setecentistas são estupendos. Até a nível dos detalhes. Quatro estrelas para esta obra superior do cinema, fruto de uma co-produção entre a França e os Estados Unidos.


«CAMPO DE SONHOS» (tv)

Película de Phil Alden Robinson, estreada em 1989. Conta-nos a história (fantástica) de um fazendeiro de Iowa, que uma tarde, quando observava o seu milheiral, ouve uma voz misteriosa que lhe sussurra : «se o construires, ele voltará». Ray Kinselle, o fazendeiro em questão, sacrifica então uma boa parte dos seus terrenos de cultivo, para aí construir um campo de basebol. E o impossível acontece... Bonito filme (o derradeiro em que participou Burt Lancaster) com Kevin Costner, Amy Madigan, Ray Liott e James Earl Jones nos papéis principais. Apenas um problema para o espectador europeu comum : as muitas referências (técnicas, entre outras) a uma disciplina desportiva muito popular nos 'states', mas completamente ignorada no Velho Continente.

N.B. : este 'post' deveria aparecer na data de 21 Junho. Acontece porém, que, por razões que eu não sei explicar, surgiu a 14; quer dizer, logo no início da minha semana cinematográfica e antes que a maioria das películas aqui mencionadas tenham sido vistas ou visionadas . Ora bolas p'rá técnica !

Sem comentários: