segunda-feira, 28 de junho de 2010

OS FILMES DA MINHA VIDA (26)


«AMA-ME COM TERNURA»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Love me Tender»
Origem : E. U. A.
Género : western
Realização : Robert D. Webb
Ano de estreia : 1956
Guião : Robert Buckner
Fotografia (p/b) : Leo Tover
Música : Lionel Newman
Montagem : Ben Nye
Produção : David Weisebart
Distribuição : 20th. Century-Fox
Duração : 95 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Elvis Presley ………………………………………….………. Clint Reno
Debra Paget …………………………………….…..………… Kathy
Richard Egan ……………………………………………...... Vance Reno
James Drury ………………………………………..……..… Ray Reno
William Campbell ………………………………….………. Brett Reno
Neville Brand …………….………………………....……… Mike Gavin
Robert Middleton ………………………………………… Siringo
Bruce Bennett ………………………………………….….. major Kincaid
Ken Clark ………………………………………….……….…… Kelso
Russ Conway ……………………………………………….…. Ed Galt

SINOPSE
Ignorando a notícia da recente rendição do general Lee en Appomatox e o consequente fim da guerra civil, um grupo de cavaleiros sulistas ataca um comboio do inimigo e apodera-se de uma importante soma em numerário.
Apercebendo-se, pouco depois, de que a paz fora restabelecida, os combatentes confederados, entre os quais se contam três dos irmãos Reno (Vance, Ray e Brett), decidem partilhar o tesouro que inesperadamente lhes caiu nas mãos, antes de tomarem a direcção dos respectivos lares.
Durante a jornada de regresso, o mais entusiasta de todos eles é Vance, que vai arquitectando planos de felicidade com Kathy, a noiva que ele não vê há quatro longos anos. Mas, ao chegar a casa, a alegria e o optimisto de Vance esvaiem-se, ao verificar que a sua namorada dera ouvidos aos boatos que anunciaram a sua morte em combate e acabara por desposar Clint, o mais jovem dos seus irmãos.
Tentando disfarçar o seu despeito, a sua grande decepção, Vance está a anunciar à família a sua próxima partida para a Califórnia, quando, inopinadamente, surgem na região alguns agentes do governo federal, que reclamam aos irmãos Reno a devolução do dinheiro proveniente do assalto ao comboio militar dos nortistas.
Para agravar o caso do primogénito dos irmãos Reno (que se assume como o chefe de família) o jovem Clint –que ama a sua esposa e venera Vance- apercebe-se que, apesar das aparências, o amor entre esses dois entes queridos refloresce e tende sobrepor-se ao compromisso conjugal e aos sagrados sentimentos da fraternidade. Nessas peníveis circunstâncias, a situação só poderá degradar-se e encaminhar-se para um dramático desfecho…

O MEU COMENTÁRIO
Saído do anonimato pelo facto de se tratar do primeiro dos trinta e três filmes protagonizados pelo rei do ‘rock and roll’, «Ama-me com Ternura» é um desses típicos produtos de série B rodados na década de 50 por um Robert D. Webb sem grandes recursos financeiros e sem grande imaginação. Com efeito, no mesmo ano de realização desta película, vimos Webb melhor inspirado ao dirigir «Homens sem Medo», uma história de cowboys, que ele também realizou para a Fox e que contava com um excelente elenco : Robert Ryan, Virgínia Mayo e Jeffrey Hunter.
Como não podia deixar de acontecer, Elvis interpreta algumas das suas canções em «Ama-me com Ternura». Uma delas é, obviamente», «Love me Tender», que deu o título original a esta fita e que foi o chamariz para atrair público às salas onde foi exibida esta primeira película do ‘king’.
Esta modesta produção conta com a bonita presença de Debra Paget (num papel sem grande fulgor), actriz que o público apreciou particularmente em «A Flecha Quebrada» (Daves, 1950) e «A Última Caçada» (Brooks, 1956). E, ainda, com a participação de James Drury, actor que teve a sua hora de glória aquando da exibição da quase mítica série televisiva «The Virginian» (produzida pelo consórcio NBC/Universal), que teve 225 episódios e foi exportada para um elevado número de televisões estrangeiras.

(M.M.S.)


Debra Paget foi a primeira vedeta do ecrã a contracenar com Elvis Presley


Os irmãos Reno desentendem-se por causa dos lindos olhos de Kathy


Cartaz promocional do primeiro filme de Elvis Presley


Além de «Love me Tender», Elvis canta nesta fita mais três canções : «Let me», «Poor Boy» e «We're Gonna Move»

Sem comentários: