terça-feira, 8 de junho de 2010

«LISBON»


A película colorida «Lisbon» foi rodada -em 1956- na capital portuguesa pelo realizador (e sobretudo actor) Ray Milland; que era então uma das estrelas cintilantes do firmamento hollywoodiano. Produzida pela Republic Pictures, a fita foi co-financiada pelo governo português. Mas de nosso só teve, na realidade, o espaço físico onde se desenrolou a acção, a música do fado «Lisboa Antiga» e a participação de Humberto Madeira no elenco, além de alguns figurantes. No topo do cartaz acima reproduzido diz-se, de Lisboa, que é «a cidade da intriga, do crime e da excitação». Não sei se tal propósito agradou ao ditador que então por cá tínhamos...


Este foi o cartaz de promoção do filme na Bélgica; uma fita de espionagem e de amor. Repare-se quão semelhantes e expressivos estão Ray Milland e Maureen O'Hara, as vedetas de «Lisbon». E já agora, atente-se também na forma correcta como o anónimo artista belga reproduziu a proa do navio-escola «Sagres»


Ray Milland (galês instalado na Meca do Cinema) na época da realização de «Lisbon».


Miss Maureen O'Hara, actriz irlando-americana -então no auge da sua beleza e da sua fama- foi capa da revista portuguesa «Eva» (Fevereiro de 1956)

Sem comentários: