terça-feira, 20 de março de 2012

OS FILMES DA MINHA VIDA (99)


«HORAS DE DESESPERO»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Desperate Hours»
Origem : E . U. A.
Género : Suspense
Realização : William Wyler
Ano de estreia : 1955
Guião : Joseph Hayes
Fotografia (p/b) : Lee Garmes
Música : Gail Kubik
Montagem : Robert Swink
Produção : William Wyler
Distribuição : Paramount Pictures
Duração : 112 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Humphrey Bogart ………………………………….. Glenn Griffin
Fredric March ………………………………………… Dan Hilliard
Arthur Kennedy ……………………………………… Jesse Bard
Martha Scott ………………………………………….. Eleanor Hilliard
Dewey Martin ………………………………………….. Hal Griffin
Gig Young ………………………………………………….. Chuck
Mary Murphy ……………………………………………. Cindy Hilliard
Richard Eyer …………………………………………….. Ralphie Hilliard
Robert Middleton …………………………………….. Sam Kobish
Alan Reed ………………………………………………….. um detective

SINOPSE
Três bandidos evadidos da penitenciária, refugiam-se na moradia dos Hilliard, uma família americana da classe média. Para poupar os seus, agora reféns dos foragidos, Dan continua a ir para o emprego, como se nada tivesse acontecido na sua pacata vida. Isto, enquanto as autoridades continuam as suas buscas para localizar os irmãos Glenn e Hal Griffin, assim como o seu companheiro de fuga, o brutamontes Chuck.
A tensão sobe e a relação entre os ‘gangters’ e a família Hilliard vai-se degradando à medida que o tempo passa e a polícia aperta o cerco. Sam Kobish, um dos facínoras, mata um velho curioso, que se aproximara demasiado da casa dos Hilliard e Hal tenta uma fuga inoportuna e mal sucedida, acabando por ser trucidado por um camião.
O pai de família acaba por vencer o seu medo e por contactar a polícia, à qual revela toda a verdade sobre o drama que ele e a sua família continuam a viver. A casa é cercada por agentes às ordens do inspector Jess Bard, que conhece bem o chefe do gangue, pelo facto de ter, outrora, concorrido para a sua prisão.
O desespero de Glenn Griffin torna-o a cada minuto que passa mais perigoso, mas também o obriga a cometer erros. É na sequência de uma dessas suas falhas, que o criminoso se vê obrigado a afrontar as forças da ordem, que o metralham sem contemplações. A família Hilliard está, finalmente, a salvo !

O MEU COMENTÁRIO
Esta fita de ‘suspense’ de William Wyler teve algum sucesso aquando da sua estreia em 1955. Sobretudo porque este filme -inspirado numa peça de teatro de Joseph Hayes- se apoiava num caso verídico, que ainda permanecia na memória de muitos norte-americanos.
«Horas de Desespero» foi o penúltimo filme de Humphrey Bogart; que, reconhecendo que desta história se poderia tirar o argumento de uma boa película, tentou (em vão) comprar os direitos de adaptação ao cinema. Finalmente esses direitos foram parar às mãos da Paramount, que encomendou o roteiro ao próprio autor de «Desperate Hours» e entregou o principal papel masculino da fita ao saudoso ‘Bogey’.
Sobre a participação de Bogart nesta fita, escreveu-se nas páginas do livro «80 Grands Films de Suspense» (editado em França, no ano de 1990, pela casa Casterman) o seguinte : «Já enfraquecido pelo mal que o mataria (um cancro no esófago), Humphrey Bogart mostra-nos uma cara marcada pela doença, que acrescenta um aspecto patético à personagem».
Refiro, a título de curiosidade e ainda a propósito do inesquecível herói de «Casablanca», que Bogard (1899-1957) era, em meados da década de 50 do século XX, um dos 10 actores mais bem pagos de Hollywood, cobrando, então, a quantia de 200 000 dólares por filme.
Quanto a William Wyler (1902-1981), o realizador de «Horas de Desespero», lembro apenas que, entre os seus grandes sucessos, contam-se obras tão populares como «Jezebel» (1938), «O Monte dos Vendavais» (1939), «A Herdeira» (1949), «Da Terra Nascem os Homens» (1958), o monumental «Ben Hur» (1959) ou ainda «Funny Girl» (1968).
Um ‘remake’ de «Horas de Desespero» foi realizado em 1990 por Michael Cimino, com Mickey Rourke e Anthony Hopkins nos papéis principais.

(M.M.S.)


Cartaz italiano


Cartaz espanhol


Os Hilliard são uma família tranquila. Até que... a violência lhes bate à porta


Cartaz japonês de «Horas de Desespero»


O filme «Horas de Desespero» também obteve grande sucesso na antiga Jugoslávia, país onde foi utilizado este cartaz



Depois da irrupção em sua casa pelos 'gangsters' chefiados por Glenn Griffin, a família Hilliard vive momentos de compreensível angústia


Cartaz alemão


Cartaz belga


Preocupado com uma situação inesperada, que põe a sua família em perigo, Dan Hilliard (Fredric March) aceita as condições impostas pelo foragido Glenn Griffin (Humphrey Bogart)


Novo cartaz oriundo de um país anglo-saxónico


Cartaz francês


O mais velho dos irmãos Griffin (Bogart) ameaça com um revólver a aterrorizada Eleanor Hilliard (Martha Scott)


Cartaz de presumível origem australiana


Cartaz argentino; que não hesita definir esta fita de William Wyler como «a película de topo do cinema americano»


O jovem e irrequieto Ralphie Hilliard (encarnado pelo jovem actor Richard Eyer) é, também ele, alvo de criminosas ameaças; porque, em várias ocasiões, contraria o 'diktat' dos bandidos que invadiram o seu espaço


Da esquerda para a direita : Robert Middleton (Sam Kobish), Humphrey Bogart (Glenn Griffin) e Dewey Martin (Hal Griffin), os três 'gangsters' evadidos da penitenciária, aqui num cartaz promocional transalpino. Todos eles terão um fim trágico


Cartaz sueco

Sem comentários: