quarta-feira, 7 de março de 2012

OS FILMES DA MINHA VIDA (96)


«UM BARCO E NOVE DESTINOS»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Lifeboat»
Origem : E . U. A.
Género : Suspence
Realização : Alfred Hitchcock
Ano de estreia : 1944
Guião : Jo Swerling
Fotografia (p/b) : Glen MacWilliams
Música : Hugo Friedhofer
Montagem : Dorothy Spencer
Produção : Kenneth MacGowan e Alfred Hitchcock
Distribuição : 20th. Century-Fox
Duração : 96 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Tallulah Bankhead ………………………………………. Constance ‘Connie’ Porter
William Bendix ……………………………………….……. Gus Smith
Walter Slezak ……………………………………………... Willy, o alemão
Mary Anderson ……………………………………………... Alice MacKenzie
John Hodiak …………………………………………………... John Kovac
Henry Hull ……………………………………………………... Charles S. Rittenhouse
Heather Angel ………………………………………..……… senhora Higgins
Hume Cronyn ………………………………………….……... Stanley Garrett
Canada Lee ……………………………………………………... Joe, o ‘steward’

SINOPSE
Atlântico norte, durante a 2ª Guerra Mundial. No confronto entre um navio dos Aliados e um submarino germânico, nenhuma das unidades envolvidas sobrevive. Oito náufragos conseguem salvar-se, recorrendo a uma baleeira. Um deles, alemão, ganha a confiaça dos demais, desde o instante em que, com a ajuda da enfermeira Alice, amputa, com sucesso, a perna gangrenada de Gus Smith. Pelo facto de ser, também ele, quem tem mais conhecimentos de náutica, Willy assume a responsabilidade de dirigir a embarcação salva-vidas. Mas Alice acaba por descobrir que Willy era o comandante do submersível e que o seu fito é dirigir a baleeira e os náufragos para um lugar do oceano controlado pelas forças navais dos nazis...
Para atingir o seu inconfessável objectivo, Willy atira Gus ao mar e apodera-se da reserva de água potável que este escondera, assim como de uma preciosa bússola. Descobrindo a traição do oficial tudesco e o seu ignóbil gesto de desumanidade, a tripulação do bote revolta-se, domina-o e atira-o pela borda fora.
E a interminável espera prossegue à tona de água, até que surgem, no horizonte, dois navios : um torpedeiro da armada hitleriana e uma unidade da marinha de guerra norte-americana.
o Combate desenrola-se diante dos olhos dos náufragos e perante a sua crescente ansiedade. Com a vitória final do navio aliado, os sobreviventes sabem que o seu martírio terminou e que, em breve, serão desembarcados em terra amiga.

O MEU COMENTÁRIO
Inspirado num texto do famoso escritor John Steinbeck, «Um Barco e Nove Destinos» foi rodado durante os anos difíceis do 2º conflito generalizado. Daí que muita gente considere esta película uma mera obra de propaganda. Na qual Hitchcock quis mostrar as virtudes da democracia por oposição ao nazismo. O bote salva-vidas é, naturalmente, o microcosmos onde se desenrola essa luta decisiva entre o bem e o mal.
Os actores contratados pela 20th. Century-Fox para participarem nesta fita são pouco conhecidos do grande público(há excepção, talvez, de William Bendix e de John Hodiak), mas todos eles tiveram um desempenho extraordinário, a começar por Tallullah Bankhead -reputada actriz de teatro- que recebeu o Prémio da Crítica novaiorquina, pelo seu feliz desempenho em «Lifeboat».
Curiosidade : como aconteceu em muitas outras das suas fitas, Alfred Hitchcock manteve, nesta película, o hábito de surgir -inopinadamente- numa cena. Desta vez o realizador não está de corpo presente, mas aparece nas páginas de um jornal folheado por William Bendix. Nas quais se vêm silhuetas do cineasta numa publicidade promovendo uma cura de emagrecimento. Isto numa altura em que o mestre do 'suspense' seguia (realmente) um severo regime alimentar.

(M.M.S.)


Material publicitário utilizado na promoção do filme em Itália


Como é referido no genérico deste filme de Hitchcock, o dito foi inspirado num texto de John Steinbeck


Material destinado a ilustrar a capa de um DVD


Cinco homens e três mulheres escapam à destruição simultânea do navio torpedeado e do submarino. Entre eles está o comandante do navio agressor, que não será imediatamente identificado...


Cartaz espanhol, da autoria do grande artista catalão Soligó


Para passar o tempo durante as longas horas de espera, alguns dos passageiros do bote salva-vidas jogam as cartas


Outro cartaz original


Cartaz alemão


Três mulheres na solidão do oceano Atlântico...


Cartaz argentino


Mais um cartaz original (E.U.A.)


Entre os náufragos, a tensão sobe, sobe...


Outro cartaz de origem espanhola

Sem comentários: