domingo, 25 de março de 2012

OS FILMES DA MINHA VIDA (100)


«O ÚLTIMO PISTOLEIRO»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Last of the Fast Guns»
Origem : E . U. A.
Género : Western
Realização : George Sherman
Ano de estreia : 1958
Guião : David P. Harmon
Fotografia (c) : Alex Phillips
Música : Joseph Gershenson
Montagem : Patrick McCormack
Produção : Howard Christie
Distribuição : Universal International
Duração : 85 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Jock Mahoney ………………………………….. Brad Ellison
Gilbert Roland ………………………………… Miles Lang
Linda Cristal …………………………………. Maria O’Reilly
Eduard Franx ………………………………….. padre José
Lorne Greene ………………………………….. Michael O’Reilly
Carl Benton Reid …………………………… John Forbes
Edward Platt ……………………………………. Samuel Grypton
Eduardo Noriega ……………………………… Córdoba
George Trevino ………………………………… Manuel
Lee Morgan ……………………………………….. Johnny Ringo

SINOPSE
Mediante o pagamento da aliciante recompensa de 25 000 dólares, o pistoleiro Brad Ellison aceita cumprir uma singular missão a favor do milionário (deficiente físico e doente) John Forbes : localizar, vivo ou morto, o seu irmão Edward, misteriosamente desaparecido em território mexicano.
Mas a tarefa de Brad complica-se devido ao mutismo generalizado da população local e às tentativas de dissuação por parte de alguns americanos residentes no México, tais como o poderoso rancheiro Michael O'Reilly, a sua atraente filha Maria e, também, como o benemérito padre José, que -nas agrestes montanhas do norte do país- vive como um eremita.
Apesar de toda essa gente pretender que o indivíduo procurado está morto e enterrado numa região inacessível da região, Brad convence o seu novo amigo Miles Lang e o bom padre José a acompanhá-lo numa expedição, que será a sua derradeira tentativa para encontrar Edward Forbes; ou então os despojos que provem, de maneira irrefutável, a sua morte física. Condições que lhe permitirão encaixar o valioso prémio prometido pelo irmão do desaparecido.
Miles, que até então manifestara um certo desinteresse e distanciamento em relação ao caso, acaba, no entanto, por revelar-se como o agente contratado pelo sócio de John Forbes para localizar e matar Edward, já que o seu patrão ambiciona apoderar-se, sozinho, da fortuna comum. E, tendo Miles descoberto que o padre José e Edward Forbes são, afinal, uma e a mesma pessoa, rapta o sacerdote e prepara-se para o executar friamente, quando a população local o persegue e o obriga a largar a sua indefesa presa. Maria, que fora involuntariamente arrastada para esta aventura e que recebera ferimentos causados pelos disparos de Miles, é socorrida por Brad Ellison; que se lança imediadamente na peugada do seu pretenso amigo e o abate no decorrer de uma feroz troca de tiros...

O MEU COMENTÁRIO
«O Último Pistoleiro» (recentemente editado em DVD, em França) é um western agradável, cuja acção se desenrola nas exóticas paisagens do norte do México, onde a fita foi, efectivamente, rodada. Daí ter esta obra de Sherman um certo 'ar de família' com «O Jardim do Diabo», película realizada em 1954 por Henry Hathaway, nessa mesma região.
A vedeta principal desta produção dos estúdios Universal é Jock Mahoney, atlético actor que iniciou a sua carreira em Hollywood como duplo, tendo chegado a substituir -no decorrer de sequências mais ou menos perigosas- actores como Errol Flynn ou John Wayne. Por outro lado, Mahoney apresenta também a particularidade de ter sucedido a Gordon Scott na protagonização de Tarzan, o famoso homem-macaco dos écrãs.
Gilbert Roland (um cidadão mexicano falecido em 1994, cujo verdadeiro nome foi Luis Antonio Dámaso Alonso), começou a sua vida profissional na chamada Meca do Cinema em 1925 e participou em mais de uma centena de longas metragens. No género western (o genuíno), vimo-lo em dezenas de obras, entre 1927 («Rose of the Golden West») e 1964 («O Grande Combate»); mas, igualmente, em numerosas produções italo-castelhanas e em inúmeros telefilmes e episódios de séries televisivas. O seu derradeiro trabalho foi, aliás, um híbrido (produzido, simultaneamente, para a TV e para o cinema) intitulado «Barbarosa», realizado, em 1982, por Fred Schepisi.
Para terminar este comentário, chamo a atenção para o genérico desta fita de Sherman, que contém, entre outros, os nomes de Lone Greene (o papá Cartwright, da popular série de televisão «Bonanza») e de Linda Cristal, que, entre outros trabalhos, deu corpo e voz à bela senhora Victoria Sebastián Cannon, na não menos estimada série western «Grande Chaparral», produzida, também ela, para a cadeia NBC.

(M.M.S.)


Brad Ellison (Jock Mahoney) encontra no México, durante a sua monótona viagem, alguns colegas de ofício, procurados pela polícia dos Estados Unidos; e, embora já não partilhe o seu modo de vida, não desdenha conversar com os aventureiros


Dois bandidos mexicanos tentam roubar o solitário cavaleiro gringo. Brad Ellison, exímio pistoleiro, abate-os sem remissão


Cartaz francês


A acção de «O Último Pistoleiro» desenrola-se para lá da fronteira do rio Grande, no norte do México


Maria O'Reilly (Linda Cristal), Michael O'Reilly (Lorne Greene) e Brad Ellison (Jock Mahoney) travam conhecimento


Cartaz belga


No magnífico pátio da 'hacienda' dos O'Reilly : discussão entre quatro personagens deste filme de George Sherman


Brad (Jock Mahoney) conversa com Miles (Gilbert Roland), que ele pensa ser um verdadeiro amigo


DVD com cópia de «O Último Pistoleiro», editado há poucas semanas em França


Fim inglório de um assassino e falso amigo

Sem comentários: