domingo, 11 de março de 2012

AFONSO HENRIQUES, O PRIMEIRO MONARCA


D. Afonso Henriques (1108-1185), fundador da nacionalidade


A conquista de Lisboa aos muçulmanos, em 1147, foi um acontecimento maior ocorrido no reinado do nosso primeiro monarca. A ajuda dos cruzados do norte da Europa nesse cometimento é atestada -neste magnífico trabalho de Roque Gameiro- pelos navios de proas altas e velas pandas típicos dessa região

********************************************************

3 livros para melhor entender quem era o homem e o rei :


«Em Afonso Henriques havia alguma coisa de caçador furtivo. Esperas, armadilhas, emboscadas, assaltos imprevistos, astúcia, manobras enganadoras eram as características da sua maneira de lutar. Mais guerrilheiro do que guerreiro, encantava-o a ideia de colher o inimigo de surpresa»

(Mário Domingues, in «D. Afonso Henriques»)



«Quem foi D. Afonso Henriques como homem ?
Fisicamente era um homem alto e forte, com uma saúde de ferro : governou Portugal durante 57 anos, dos quais 45 com o título de Rei. Foi o mais longo reinado ou mandato governativo, até hoje, na História de Portugal, em monarquia ou em república»

(Diogo Freitas do Amaral, in «D. Afonso Henriques»)


«Personagem oculta por inúmeras e sucessivas camadas de interpretações ideológicas, quer eruditas quer populares, a figura verídica do primeiro rei de Portugal só muito hipoteticamente se pode reconstituir nas suas dimensões históricas»

(José Mattoso,in «D. Afonso Henriques»)

Sem comentários: