terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

OS FILMES DA MINHA VIDA (93)


«FUGITIVO DO AMOR»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Many Rivers to Cross»
Origem : E . U. A.
Género : Aventuras
Realização : Roy Rowland
Ano de estreia : 1955
Guião : Harry Brown e Guy Trosper
Fotografia (c) : John Seitz
Música : Cyril J. Mockridge
Montagem : Bem Lewis
Produção : Jack Cummings
Distribuição : Metro Goldwyn-Mayer
Duração : 94 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Robert Taylor ………………………………………..……… Bushrod Gentry
Eleanor Parker ……………………………………………… Mary Stuart Cherne
Victor McLaglen ……………………………………….….. Cadmus Cherne
Jeff Richards ……………………………………………….. Fremont
Russ Tamblyn …………………………………………..……. Shields
James Arness ………………………………………….……. Esau Hamilton
Alan Hale Jr. ……………………………………….………… Luke Redford
John Hudson ………………………………………….………. Hugh
Rhys Williams ……………………………….……………….. Lige Black
Josephine Hutchinson …………………………………. senhora Cherne

SINOPSE
Está-se no ano de 1798, nas terras bravias do Kentucky. Para escapar a uma mulher que lhe quer impor o casamento, Bushrod Gentry –um caçador de castores e solteirão empedernido- embrenha-se numa floresta da região. Ferido numa escaramuça com os pele-vermelhas, Bushrod é salvo ‘in extremis’ por Mary Stuart Cherne, uma irrequieta beldade, que o conduz à cabana de pioneiros onde vive com os seus pais e com os seus quatro irmãos.
Decidida, também ela, a desposá-lo, custe o que custar, Mary (beldade de origem escocesa) não hesita em urdir uma mentira, que põe em causa a sua própria honorabilidade, para conseguir atingir os seus fins. Forçado a aceitar o matrimónio, Bushrod Gentry escapa de imediato dos braços da enlevada moça para, uma vez mais, se refugiar nos bosques onde mora a liberdade.
Mas, Mary Stuart Cherne é uma pioneira, uma autêntica e destemida mulher da fronteira que não teme os perigos da floresta, mesmo quando eles se apresentam sob a forma de índios emplumados e ostentando nas faces tisnadas as terrificantes pinturas de guerra. Assim, arrostando mil perigos, Mary segue a pista do seu amado, até encontrá-lo e convencê-lo a afrontar as responsabilidades (e os prazeres) de uma existência vivida a dois.

O MEU COMENTÁRIO
Baseado numa novela de Steve Frazee, «Fugitivo do Amor» é uma divertida comédia (mas só isso) cuja acção se situa no Kentucky de fins do século XVIII, onde se colocam, frente a frente, um solitário homem da floresta , muito cioso da sua independência, e uma filha de pioneiros apostada em ‘caçá-lo’ e impor-lhe casamento.
Roy Rowland (um género de ‘faz-tudo’ da M.G.M., já que, para essa companhia, trabalhou como técnico de várias especialidades, como actor e como realizador) pôde dispor, aquando da rodagem desta película, de duas das maiores vedetas da firma : o galã Robert Taylor –então no auge da sua carreira- e Eleanor Parker, aquela ruiva incendiária que veríamos, um ano mais tarde (1956), ao lado de Clark Gable, no western «O Rei e Quatro Rainhas», dirigido por Raoul Walsh.
Refiro que, em «Fugitivo do Amor», o trabalho da bela Eleanor suplantou (e de longe) o de Robert Taylor, que, nesta fita, se revelou apenas sofrível e esteve muito aquém daquilo que, geralmente, o actor era capaz de fazer. Atente-se, igualmente, na presença em cartaz de Russ Tamblyn, o trepidante bailarino de muitas comédias musicais produzidas pela companhia M.G.M., do veterano Victor McLaglen e do atlético actor James Arness, que viria a fazer uma razoável carreira na televisão.
Como já acima deixei entender, «Fugitivo do Amor» é, apenas, um filme recreativo, já que faltou ao seu realizador a inspiração e a força para tirar partido da presença, no elenco, de um lote de comediantes capazes de dar mais e fazer melhor. Este filme já mereceu honras de gravação em DVD. Mas só no estrangeiro…

(M.M.S.)


Cartaz belga


Eleanor Parker e Robert Taylor numa cena de «Fugitivo do Amor»


Cartaz alemão


Na sua condição de mulher da fronteira, Mary Stuart Cherne sabe fazer tudo : cozinhar, servir-se de um rifle 'kentucky' (para caçar ou defender-se dos pele-vermelhas), utilizar um tear, etc... Só lhe falta o homem, que ela própria escolherá


Outro cartaz original da fita


Afrontamento -olhos nos olhos- entre uma mulher apaixonada (Eleanor Parker) e um homem (Robert Taylor) que não se quer deixar enlear nas teias do casamento


Cartaz francês


O casamento de Bushrod Gentry (Taylor) e de Mary Stuart (Eleanor Parker) é imposto pelo clã Cherne, uma irredutível família de pioneiros de origem escocesa


Cartaz espanhol


Bushrod e Mary Stuart esquecem momentaneamente a sua guerra pessoal para se defenderem dos pele-vermelhas


Capa de DVD comercializado nos países de língua inglesa



Mais um cartaz promocional de «Fugitivo do amor»

Sem comentários: