terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

'ANNO HORRIBILIS' PARA OS CITRINOS


A situação de seca prolongada e as frequentes geadas matinais foram, este ano, particularmente nefastas para a cultura dos citrinos. Pelo menos na minha região. Tenho, no meu quintal, uma quinzena de árvores desta família, que sofreram desgastes terríveis devido à geada; já que a falta de água não as afectou, felizmente. A maior parte dos frutos de dois dos meus três limoeiros cairam prematuramente e os que se mantiveram nas árvores estão 'tocados' e são de tamanho insignificante, se comparados aos dos anos precedentes. Enfim, uma miséria...


As larangeiras aguentaram melhor as nordedelas (passe o termo) do frio e estão sãs. Mas são menos doces do que aquelas que colhi o ano passado e são, sobretudo, muito mais pequenas. Embora tenha apanhado um fruto que apresentava o peso excepcional de 596 gramas


Na realidade, só o meu precioso 'kumquat' resistiu galhardamente às agruras do Inverno e está uma beleza : bem folhado e carregado de frutos. Valha-me isso !

Sem comentários: