sábado, 18 de fevereiro de 2012

GRAND PRIX DE ROUEN - 1965


Nunca fui grande apreciador de desportos mecânicos. Lembro-me,no entanto, de ter assistido -confesso que com alguma curiosidade- ao Grande Prémio de Rouen de 1965. Uma prova de fórmula 1, que se disputou no velho (e hoje extinto) Circuito dos Essarts, que distava meia dúzia de quilómetros da minha casa de Grand Quevilly. Chegado a França havia poucos meses, fora arrastado para esse espectáculo trepidante e ruidoso por alguns vizinhos da minha idade, que nutriam grande paixão pelo automobilismo desportivo. Lembro-me, vagamente, que as grandes vedetas internacionais do momento -que todas elas participaram nessa prova- eram Jim Clark (que ganhou a corrida a que me refiro), Graham Hill, Jack Brabham, Jo Schlesser (que haveria de morrer, anos mais tarde, num aparatoso desastre ocorrido na pista de Rouen-les-Essarts), Jackie Stewart e Guy Ligier. Recordo que, nesse já longínquo ano de 1965, também participou na competição de Rouen-Les Essarts um piloto português chamado Mário Araújo Cabral. Que eu nem sabia quem era... Essa primeira (e solitária) experiência não me tornou adepto do desporto em causa, nem das competições de engenhos motorizados em geral. Assisti, depois disso, a várias edições das 24 Horas Motonáuticas de Rouen, mas mais pelo ambiente festivo que se gerava à volta desse evento, do que propriamente pela competição em si. Mas tenho muitas saudades dessa época da minha juventude. Lá isso tenho


1965 : Jim Clark (de pé) observa o motor do seu Lotus, bólide com o qual ele venceu, nesse ano, o G.P. de Rouen e vários outros prestigiosos troféus. Este grande campeão de Fórmula 1 morreu em competição no circuito de Hockenheim (Alemanha) a 7 de Abril de 1968. Bicampeão do Mundo, o quase lendário piloto escocês faleceu com apenas 32 anos de idade, no auge da sua glória...


O Circuito de Rouen-Les Essarts era assim. Repare-se na chamada Curva do Novo Mundo, à esquerda no mapa. Parte desta estrutura sobreviveu ao encerramento da pista de corridas e está, agora, integrado na rede viária regional. Ainda em inícios de Setembro do ano passado por lá passei (de automóvel) com o meu amigo e compadre Carlos. Curiosidade : na linha férrea assinalada, também ela à esquerda, decorreu parte da rodagem do filme «The Train», realizado por John Frankenheimer em 1964. Ali esteve, nessa época, o saudoso actor Burt Lancaster, que foi o protagonista principal dessa película, cuja acção decorre durante a 2ª Guerra Mundial

Sem comentários: