sábado, 25 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM AO POETA JOSÉ MARIA DE HERÉDIA (1842-1905)



Um dia (há muitos anos...), deambulando pelo cemitério de Bonsecours -cidadezinha da Alta Normandia, próxima de Rouen- deparei-me, por acaso, com a campa deste poeta francês de origem cubana, autor da obra «Les Trophées»; livro que contém 118 inspirados sonetos. Esse encontro fortuito com o poeta morto, levou-me a tentar conhecer melhor a vida e a obra deste letrado, impulsionador do movimento parnassiano. Aqui deixo à curiosidade e à apreciação de quem visita o blogue 'Invitaminerva45' o mais conhecido soneto ('Les Conquérants') dessa famosa obra. José Maria de Herédia pertenceu à Academia Francesa (de letras) e, coisa singular, tem algumas afinidades comigo, com o escrevinhador destas linhas. Não a arte de versejar, naturalmente, mas o facto de ter falecido precisamente 40 anos antes de eu ter nascido e de ter ido a enterrar, precisamente, 47 anos antes de eu ter ido à escola pela primeira vez...


Retrato de José Maia de Herédia

Sem comentários: