quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
OS FILMES DA MINHA VIDA (92)
«ESPORAS DE AÇO»
FICHA TÉCNICA
Título original : «The Naked Spur»
Origem : E . U. A.
Género : Western
Realização : Anthony Mann
Ano de estreia : 1953
Guião : Sam Rolfe e Harold Jack Bloom
Fotografia (c) : William C. Mellor
Música : Bronislau Kaper
Montagem : George White
Produção : William H. Wright
Distribuição : Metro Goldwyn Mayer
Duração : 94 minutos
FICHA ARTÍSTICA
James Stewart ………………………………………..…..…… Howard Kemp
Janet Leigh ……………………………………………………...… Lina Patch
Robrt Ryan ……………………………………………………….... Ben Vandergroat
Ralph Meeker ………………………………………………….... Jesse Tate
Stephanie Griffin ……………………………………………. Roy Anderson
SINOPSE
Fazendo-se passar por um xerife no exercício das suas funções, Howard Kemp alicia (a troco de alguns dólares) um velho garimpeiro (Jesse Tate) e um ex-oficial do exército (Roy Anderson) para o ajudarem a deitar a mão a um foragido com a cabeça a prémio. Após porfiados esforços e alguma violência, o grupo acaba por capturar Ben Vandergroat, o fora-da-lei, que está acompanhado por Lina Patch, a filha de um seu antigo companheiro de patifarias.
Mas o grupo acaba por se desentender, pelo facto de se descobrir que Kemp já não pertence à polícia e, também, por ficar a saber-se que o prémio oferecido pelas autoridades pela captura do fugitivo é muito mais valioso (5 000 dólares) do que o ex-xerife deixara entender.
A disputa pelo prisioneiro vai acender-se e virar-se contra os interesses pessoais de Howard Kemp, que contava com o dinheiro da recompensa para readquirir o 'rancho' que ele possuira antes da guerra civil e que fora traiçoeiramente vendido, na sua ausência, pela sua antiga namorada.
Quem tira proveito dessa situação é o prisioneiro, que mistifica o velho garimpeiro com a história de uma mirífica mina de ouro só de si conhecida. Segredo que ele 'oferece' ao ancião em troca da sua liberdade. Desamarrado, o bandoleiro abate, de imediato, o ingénuo prospector e põe-se em fuga. Lita também tira ensinamentos da situação, ao aperceber-se da natureza criminosa de Vandergroat; o que a faz aproxima-se de Howard Kemp, no qual ela acaba por reconhecer um homem sofrido, mas bom.
Durante a perseguição ao assassino, este cai numa perigosa torrente e afoga-se, ao mesmo tempo que Anderson, que, querendo salvaguardar o seu direito à choruda recompensa, tomara riscos inconsiderados. Kemp vai obstinar-se, durante algum tempo, na tentativa de recuperação do valioso cadáver do foragido; mas acaba por renunciar ao seu macabro projecto, quando Lina lhe deixa antever uma nova e partilhada vida...
O MEU COMENTÁRIO
Toda a gente sabe que «Esporas de Aço» é um dos melhores westerns resultantes da colaboração entre o realizador Anthony Mann e o consagrado actor James Stewart; colaboração essa que se concretizou em cinco extraordinários filmes do género. Stewart -ainda aureolado pela sua condição de herói de guerra- aparece, nesta fita, como um ser narcado pela traição da namorada, que, durante a sua ausência, lhe vendera uma valiosa propriedade. Acontecimento que fez dele um homem cínico, cúpido e disposto a transgredir regras elementares de natureza moral para poder atingir os seus fins. Mas que, finalmente, num momento de lucidez, acaba por abdicar do projecto de encaixar uma cobiçada recompensa em troca do amor oferecido por uma linda mulher.
Rodado no fotogénico estado do Colorado, esta película lírica e violenta, beneficiou (e muito) da competência de William C. Mellor, director de fotografia, que nos presenteou com imagens (coloridas) susceptíveis de nos cortar o fôlego.
Para além do excelente desempenho do veterano James Stewart (que durante o segundo conflito generalizado, foi comandante de um poderoso B-24 e que, com esse quadrimotor, bombardeou a Alemanha nazi), realço a graciosa presença, no elenco desta fita, de Janet Leith que, ao tempo, já estava casada com Tony Curtis. Os outros três intervenientes nesta película de Anthony Mann -Robert Ryan, Ralph Meeker e Millard Mitchell- também tiveram um comportamento profissional brtlhante, contribuindo, assim, para o êxito mundial de «Esporas de Aço»; filme que é, hoje, um clássico do cinema dito de 'cowboys'. E um western a rever. Ou a descobrir pelos cinéfilos mais novos. Pena é que os editores portugueses de videogramas ainda não tenham reparado nesta pérola rara do cinema de Anthony Mann. Que, a exemplo de outras boas fitas do género já comercializadas no nosso país («Johnny Guitar», «Quem Ventos Semeia», «A Marca doTerror», etc), também merecia um DVD. Até porque já existe, desta obra, uma matriz soberbamente restaurada.
(M.M.S.)
Cartaz francês
Este grande western de Anthony Mann funciona com, apenas, cinco actores; os que aparecem nesta fotografia do filme e que são, da esquerda para a direita : Millard Mitchell, Robert Ryan, Janet Leigh, Ralph Meeker e James Stewart
Cartaz italiano
A bonita Janet Leigh (no papel de Lina Patch) e James Stewart (no de Howard Kemp) constituem o par romântico de «Esporas de Aço»
Cartaz espanhol
o pretenso xerife Kemp (James Stewart) e Tate, o garimpeiro (Millard Mitchell), recrutam um novo aliado -o indigno e destituído oficial do exército Roy Anderson (Ralph Meeker)- para poderem mais facilmente executar o seu plano : capturar o foragido Ben Vandergroat, pelo qual as autoridades oferecem uma recompensa. Vivo ou morto !
Cartaz alemão
Robert Ryan, Janet Leigh e Millard Mitchell, três das cinco vedetas de «Esporas de Aço»
Cartaz dinamarquês
Lita Patch (Janet Leigh) trata Kemp de um ferimento. O amor começa a florescer entre estes dois seres que o passado fez sofrer
Outro cartaz original
Cópia do filme em versão DVD, editada em França pela FNAC
Capa de um dos DVD's editados no Brasil com cópia do filme. O título local é, efectivamente, «O Preço de um Homem», mas a diligência é pura fantasia do autor do desenho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário