segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

«MARIE-LOUISE SCHIAFFINO»


Deparei-me, aqui há dias (na Internet), com esta magnífica imagem do navio misto «Marie-Louise Schiaffino» -obra do artista francês Jean-Pierre Paoli- e acudiram-me à memória os já longínquos tempos da minha juventude... Com efeito, conheço bem este navio ! Do tempo em que eu trabalhava na construção naval e o «Marie-Louise» aportava frequentemente a Rouen. A esse porto do norte de França, onde, por vezes, este 'pinardier' (*) necessitava de trabalhos de reparação e o seu armador recorria aos serviços especializados dos Chantiers de Normandie para os executar. Foi nessas circunstâncias, que, por várias vezes, eu estive a bordo, integrado nas equipas de intervenção do supracitado e já extinto estaleiro. Que saudades...

(*) 0 «Marie-Louise Schiaffino» era um navio misto, o que quer dizer que, para além de carga diversa também podia receber e transportar passageiros. Quando o conheci nos anos 60, o navio transportava (da Argélia para Rouen) muito vinho a granel em cubas apropriadas. Daí o termo 'pinardier' que se lhe aplicava; porque essa palavra significa literalmente transporte de vinho ('pinard')


Velha fotografia do porto de Rouen, na Alta Normandia. O navio em primeiro plano, à esquerda, pertencia ao armador Schiaffino


Maqueta do navio «Ange Schiaffino», gémeo do «Marie-Louise Schiaffino» e, como ele, construído, no início dos anos 50, nos estaleiros navais de Caen-Blainville, na Baixa Normandia. Eram unidades de 6 510 toneladas, especializadas no comércio com o norte de África

Sem comentários: