quarta-feira, 25 de maio de 2011

UM ACHADO : «LA ESCONDIDA»


Estive ontem na cidade espanhola de Badajoz, onde fui consultar o meu oftalmologista. Para descobrir que tinha cataratas (o que me chateia, já que, futuramente, terei que pensar na indispensável e onerosa operação cirúrgica) e para encontrar (e adquirir) a cópia de um filme que há muitos anos procurava sem êxito : «A Escondida», obra prestigiosa do cinema mexicano dos idos de 50. Do século passado, obviamente. A história desta fita, realizada por Roberto Gavaldón e com fotografia de Gabriel Figueroa (dois excelentes técnicos), decorre no México revolucionário e tem muita acção, como era exigido pelo público do tempo. Estou contente por ter achado esta cópia DVD de um filme que se encontrava no meu 'Top Ten' dos mais procurados


Penso ter visto «A Escondida» num cinema do Barreiro, três ou quatro anos depois da película ter estreado em Lisboa. A 'Colecção Cinema' (publicação da Agência Portuguesa de Revistas) assegurou a sua novelização e publicou-a num fascículo, aquando da estreia do filme no nosso país


Capa da cópia DVD que eu comprei ontem e que, infelizmente, só oferece a banda som original do filme. Outra coisa que lamento é a falta de cultura cinematográfica de quem realizou a capa. Com efeito, o par vedeta da fita é indicado com os nomes de Pedro Félix e María Armendáriz, quando, na realidade, se trata de Pedro Armendariz e María Félix, dois dos maiores e mais respeitados nomes de toda a cinematografia hispânica. Que pena...

Sem comentários: