domingo, 19 de setembro de 2010

OS FILMES QUE EU VI (OU REVI) ESTA SEMANA :


«PODER DIABÓLICO» (dvd)

Western de factura clássica, realizado em 1961 por Herbert Coleman. O herói é um ex-pistoleiro que se tornou xerife de uma localidade do Oeste, após o assassínio do seu melhor amigo e que, por fidelidade à sua memória, vai mover uma caça implacável a um grupo de perigosos bandoleiros. O papel foi oferecido a Audie Murphy, que não desilude numa situação igual a tantas outras que ele já havia ‘vivido’ ao longo de uma carreira profissional quase toda ela consagrada ao chamado cinema de cowboys. Uma das outras figuras essenciais da fita é encarnada por John Saxon, actor que aqui dá protagonismo a um ‘sugarfoot’, um dandy novaiorquino envolvido involuntariamente numa aventura sangrenta, que decorre numa região selvagem (mas muito fotogénica) do faroeste. Região onde a brutalidade é uma virtude e a força é lei. Este filme raro, que se intitula, no original, «Posse from Hell», está agora ao alcance dos cinéfilos que dominem o inglês ou o idioma de Victor Hugo, línguas oferecidas pela banda sonora da cópia –remasterizada- que acaba de ser lançada no mercado francês dos DVD’s.


«A VINGANÇA DE KIT CARSON» (dvd)

Filmezito datado de 1940, sacado dos inesgotáveis baús da produção hollywoodiana para satisfazer a curiosidade, ou avivar a memória, dos westernófilos sobreviventes da Época de Ouro. Kit Carson, figura dúbia da chamada conquista do Oeste, dá aqui uma mãozinha ao oficial do exército John Fremont a alargar o império americano, conquistando a Califórnia aos mexicanos. Chicanos que são os mauzões desta fita (realizada por George B. Seitz), ao lado dos pele-vermelhas emplumados e ululantes da nação Shoshone. O filme foi talvez excitante há 70 anos atrás, mas envelheceu muito e, hoje, já não suscita entusiamo. Vê-se, como já acima referi, apenas como uma curiosidade de tempos idos… O herói da historieta é encarnado por Jon Hall, um actor também ele totalmente esquecido e devolvido agora à nossa lembrança pelo milagre da indústria videográfica. O DVD que eu visionei foi editado em Espanha no ano em curso. A cópia (com fotografia a preto e branco, como o original) não é de qualidade excepcional, apenas satisfatória.


«O FORTE DAS MULHERES REBELDES» (tv)

Esta película é, muito provavelmente, o western mais fraquinho de toda a filmografia de Audie Murphy. Foi realizada em 1957 por George Marshall (cineasta com pergaminhos na área do cinema de aventuras e não só), que se inspirou numa novela assinada por C. Williams Harrison. A história decorre durante a guerra civil e conta-nos a aventura (pouco credível) de um oficial que deserta do seu posto no exército nortista, para poder ir salvar a população feminina de uma região do Texas, ameaçada pelos índios. O filme foi reexibido esta semana pelo canal Hollywood. E eu, considerando o facto de o dito ter beneficiado de uma remasterização, aproveitei a ocasião para fazer uma gravação que substituísse a cópia já cansada que figurava na minha extensa colecção de westerns. Pura desilução. Pois se, na verdade e a nível das imagens eu encontrei a qualidade esperada, a mesma coisa já não sucedeu com o formato do filme. Que começou por ser projectado no formato panorâmico de origem, para passar ao execrável formato ‘pan & scan’ e, depois, a um formato intermediário. É pena que o canal Hollywood se preste a estas ‘habilidades’, que degradam as obras fílmicas programadas (mesmo aquelas que, como esta, não têm grande valor artístico) e que são indignas de uma entidade que afirma ser «uma televisão para quem gosta de cinema». Lamentável !


«THE GREAT BANK ROBBERY» * (dvd)

Divertida comédia de Hy Averbak ambientada no velho Oeste. História : a cidadezinha de Friendly é dirigida por um banqueiro pouco convencional e pouco honesto, que tem, no seu estabelecimento, uma caixa-forte considerada inexpugnável. Três quadrilhas de malfeitores, animados pelo princípio de que «ladrão que rouba a ladrão, etc e tal», vão aproveitar-se dos tradicionais festejos do dia 4 de Julho para provar que nada resiste a um plano bem arquitectado e a uma boa carga de dinamite. O filme conta com alguns nomes conhecidos no seu elenco (Kim Novak, Clint Walker, Zero Mostel, Claude Akins, Akim Tamiroff), que garantem muita acção e também muitas gargalhadas. DVD adquirido em Espanha. Naturalmente…

Sem comentários: