segunda-feira, 6 de setembro de 2010

«LÉGENDES DU FAR WEST»


Comercializada em França, esta caixa propõe -com o alto patrocínio do canal História- uma colecção de DVD,s com «retratos dos heróis da conquista do Oeste». Acontece que a ilustração da caixa nos mostra, entre outros, os retratos de Tatanka Yotanka, de William F. Cody e de Robert Leroy Parker; que nenhum deles conquistou um centímetro quadrado de território do Oeste americano. O primeiro citado -que é mais facilmente identificável pelo seu nome inglês de Sitting Bull- foi um 'medecine man', líder político e chefe militar da nação Sioux, conhecido por ter sido um dos grandes oponentes ameríndios à invasão branca das América. E a esse título pode ser considerado um herói. Até porque o seu nome está ligado, por exemplo, à famosa batalha de Little Big Horn, ocorrida em 23 de Junho de 1876 nas planícies do Montana, durante a qual parte do 7º Regimento de Cavalaria dos Estados Unidos foi vencido por uma coligação de tribos Sioux, Cheyenne e Arapaho. Mas Siting Bull (ou Touro Sentado) não conquistou um palmo de terreno. Limitou-se a defender, com honra e muita coragem, os territórios ancestrais do seu povo.
O segundo (citado) é, sobretudo, conhecido por ter sido um caçador de bisontes, a quem se atribuíu o massacre de muitos milhares desses animais de grande porte. É mais conhecido pela alcunha de Buffalo Bill e as suas 'proezas' de caçador ao serviço de uma companhia de caminhos-de-ferro, são hoje consideradas como um verdadeiro crime ecológico; Bill Cody ajudou a dizimar um animal emblemático da fauna do seu país e contribuíu para enfraquecer a resistência dos povos autóctones, que tinham no bisonte a sua principal fonte de subsistência. Este pretenso conquistador acabou os seus dias como empresário circense.
A terceira personagem citada recebeu dos seus poucos recomendáveis parceiros (a maior bandidagem do Oeste) o sobrenome de 'Butch' Cassidy. Era um indivíduo sem escrúpulos, que enveredou cedo pelos caminhos ínvios do crime. Notabilizou-se no assalto a comboios-correio e a outros transportes de fundos, assim como nos ataques (à mão armada) de bancos. Foi perseguido pelas autoridades oficiais e pelos homens da Pinkerton -a maior agência de polícia privada dos 'states'- e refugiou-se na Bolívia. Onde prosseguiu a sua carreira de fora-da-lei e terá sido morto pelo exército, durante uma escaramuça que vitimou também o seu parceiro Sundance Kid.
Dizer, pois, que todos eles são «heróis da conquista do Oeste» parece-se abusivo. E se, ao último destes homens, se chama herói, então não devemos negar esse mesmo estatuto aos 'nossos' assaltantes de gasolineiras e arrombadores de caixas multibanco...

////////////////////////////////////////////////////////////////////

O cinema norte-americano muito tem contribuído para 'apagar' (ou justificar) o passado sanguinário de certos 'heróis' do Oeste, entre os quais figuram, além do já citado 'Butch' Cassidy, os irmãos Jesse e Frank James, os manos Young (primos dos precedentes), Billy-the-Kid, Bill Doolin, Belle Starr e até indivíduos como Wyatt Earp, que ainda hoje goza de uma imagem positiva, quando, na realidade, ele apenas usou a estrela da lei como cobertura para as suas actividades principais : batota e proxenetismo. Esta figura, exaltada em tantos filmes pelo cinema hollywoodiano, teve casas, que ofereciam, simultaneamente, à sua clientela jogo e prostituição. Nomeadamente num dos bairros 'quentes' da cidade californiana de San Diego, onde viveu na fase final da sua vida

Sem comentários: