terça-feira, 14 de setembro de 2010

OS FILMES DA MINHA VIDA (45)


«LIBERDADE OU MORTE»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The First Texan»
Origem : E. U. A.
Género : Histórico / Western
Realização : Byron Haskin
Ano de estreia : 1956
Guião : Daniel B. Ullman
Fotografia (c) : Wilfrid Cline
Música : Roy Webb
Montagem : George White
Produção : Walter Mirisch
Distribuição : Allied Artists
Duração no cinema : 82 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Joel McCrea ......................... Sam Houston
Felicia Farr ........................ Katherine
Jeff Morrow ......................... Jim Bowie
Wallace Ford ........................ Delaney
Abraham Sofaer ...................... don Carlos
Jody McCrea ......................... Baker
Chubby Johnson ...................... Deaf Smith
Dayton Lummis ....................... Austin
Rodolfo Hoyas ....................... Cos
William Hopper ...................... Travis
Roy Roberts ......................... Sherman
David Silva ......................... general Santa Ana
Frank Puglia ........................ Pepe
James Griffith ...................... Davy Crockett
Carl Benton Reid .................... presidente Jackson

SINOPSE
Ano de 1832. Sam Houston, que havia renunciado à política para se poder consagrar a tempo inteiro ao exercício da advogacia, transpõe o rio Vermelho -uma das fronteiras naturais do Texas- e dirige-se para a cidade de San Antonio de Bejar.
É ali que, casualmente, ele vai travar conhecimento com um grupo de conspiradores locais, que projectam separar o Texas do resto da nação mexicana e fazer desse imenso e rico território um estado independente.
Apesar de ter valorosamente defendido -em tribunal- alguns dos referidos conspiradores, Houston recusa aderir à sua patriótica causa. Por estar convencido da prematuridade das suas reivindicações, mas também por ter feito a solene promessa a Katherine Delaney (sua noiva e colaboradora) de que não se comprometeria politicamente com os conjurados.
Inesperadamente, Davy Crockett -mensageiro secreto do presidente dos Estados Unidos- chega a San Antonio e entrega ao advogado uma convocatória, que o intima a apresentar-se urgentemente em Washington, diante do presidente Jackson.
No palácio presidencial, Andrew Jackson convence Sam Houston da absoluta necessidade de apoiar a causa dos rebeldes e de agir de modo a que o Texas solicite -depois de ganhar a independência- a sua adesão à União.
Abandonado por uma decepcionada Katherine, Sam investe-se a fundo no movimento de libertação do Texas. Nomeado general dos insurrectos, Houston reúne uma coluna de voluntários armados para oferecer luta a António Lopez de Santa Ana, general-presidente do México, que investira o território do Texas à testa de um numeroso exército.
Depois do desastre de Álamo, missão fortificada onde morreram alguns dos seus melhores amigos, Sam Houston atrai as tropas mexicanas às margens do rio San Jacinto, onde lhes inflige uma histórica e decisiva derrota. O ditador Santa Ana é capturado e obrigado a assinar a cedência do Texas aos seus habitantes.
Entretanto, Katherine Delaney reconsidera a sua posição em relação à atitude tomada pelo seu amado e acaba por cair nos braços do vitorioso general Sam Houston, o libertador do Texas.

O MEU COMENTÁRIO
«Liberdade ou Morte» é, como já se viu no resumo acima apresentado, um filme de aventuras, cuja acção gira, essencialmente, em volta da personagem de Sam Houston, um dos 'pais' da independência do Texas.
Como não podia deixar de acontecer, é também questão, nesta fita, do celebérrimo assalto ao forte Álamo, em cuja defesa morreram, frente às tropas regulares mexicanas, algumas das figuras mais carismáticas da história da insurreição texana e da saga westerniana. Tais como os coronéis William Travis, Jim Bowie e Davy Crockett, figuras todas elas aqui evocadas para a posteridade de uma maneira que nem sempre concorda com a verdade dos factos.
Esta fita de Byron Haskin não nos oferece, pois, nada de novo. É um filmezinho sem grandes pretensões, que se limita a ilustrar o ponto de vista hollywoodesco sobre uma guerra provocada pelos ianques e que obrigou, no seu término, os mexicanos a subscreverem o famigerado tratado de Guadalupe-Hidalgo (assinado em 2 de Fevereiro de 1848) e a 'cederem' aos seus poderosos vizinhos do norte mais de metade do seu território nacional.
Note-se, no cartaz deste filme, os conhecidos nomes de Joel McCrea e de Felicia Farr, dois ídolos das plateias populares da época em que se estreou «Liberdade ou Morte». Para a actriz, este papel de Katherine (sem grande relevo, diga-se de passagem) constituiu a sua primeira experiência num filme com história ambientada no Oeste. Confessamos ter gostado muito mais das actuações que esta graciosa creatura teve nas três fitas que ela rodaria, sucessivamente, sob a direcção do grande Delmer Daves : «Jubal» (1956), «A Última Caravana» (1956) e «O Comboio das 3 e 10» (1957).
Quanto a Joel McCrea (1905-1990), o herói de serviço, diga-se que o seu nome é, simplesmente, uma das referências incontornáveis do cinema western. Com uma trintena de películas do género na sua filmografia, este popular actor pode equiparar-se, nesse campo, a colegas como Randolph Scott (ao lado de quem ele rodou, em 1962, o inesquecível filme de Peckinpah, intitulado «Os Pistoleiros da Noite»), como John Wayne ou como Audie Murphy.
Não temos conhecimento da existência no nosso país de edição DVD com cópia desta fita.

(M. M. S.)


Cartaz francês


A relação amorosa estabelecida entre Katherine (Felicia Farr) e o advogado Samuel Houston (Joel McCrea) está em perigo, por causa da política...


Cartaz itlaliano


...mas a causa da independência do Texas é uma prioridade absoluta para o futuro vencedor da batalha (decisiva) de San Jacinto


Outro cartaz norte-americano


Cartaz espanhol


Capa do DVD editado nos Estados Unidos

Sem comentários: